A Receita Federal em São Paulo deflagrou na manhã da última sexta-feira (2) a operação “Bulldozer” em Guarulhos. A ação se concentrou em um depósito onde são comercializadas peças para tratores com indícios de falsificação e importação irregular.
Foram encontradas irregularidades nas embalagens, e não há documentação que ampare mercadorias de marcas conhecidas. Segundo informações apuradas pelo GWeb, participaram da operação 25 servidores da Receita Federal. As mercadorias serão apreendidas, e os responsáveis poderão ser representados pelos crimes de contrabando e outros correlatos.
As práticas de falsificação e importação irregular lesam os comerciantes, importadores e produtores brasileiros que atuam na legalidade, subtraem os empregos legítimos e sonegam tributos, que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos.
São violados direitos autorais e de marcas, desestimulando o investimento por empreendedores legítimos no Brasil. Há ainda notória violação de direitos dos consumidores com produtos clandestinos e que não atendem aos requisitos de segurança.