A operação, batizada de “Rotas do Tráfico”, teve início após os investigadores descobrirem que a célula de uma facção criminosa seria a responsável por distribuir drogas em diversas cidades do estado, como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Assis, Marília e Candido Mota. O grupo ainda levava entorpecentes para os estados de Brasília, Bahia, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Alagoas.
Em um dos endereços, os agentes encontraram 276 gramas de cocaína e duas balanças de precisão. A dona da casa disse que a droga pertencia ao seu companheiro e indicou o local em que ele estava. Com o homem, os policiais aprenderam mais 41 tubos contendo cocaína, dinheiro e um celular.
Os demais detidos na ação são suspeitos de integrarem a quadrilha. Nove celulares foram apreendidos e serão submetidos a análises, além de cadernos com anotações sobre o tráfico e balanças de precisão.
Os investigados foram conduzidos ao 9° Distrito Policial de Guarulhos, onde permaneceram presos. Os casos foram registrados como tráfico de drogas, associação criminosa, cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão.