Cidades

Operação fiscaliza postos de combustível na região do Cocaia

Uma grande operação para fiscalização de postos de combustivel na avenida Faria Lima, região do Cocaia, teve início na manhã desta terça-feira. A ação contou com a participação do Instituto de Pesos e Medias (IPEM), Agencia Nacional de Petróleo (ANP), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SDU) e Secretaria de Segurança Pública. Nenhum estabelecimento foi lacrado.
 
A operação teve início às 10h e fiscalizou três postos. A SDU verificou as licenças de funcionamento, a qualidade do produto foi vistoriada pela ANP, enquanto o IPEM que analisou a volumetria – quantidade de combustível que sai das bombas. A Guarda Civil Municipal garantiu a segurança da operação.
 
Todos os postos da cidade são fiscalizados anualmente, além das ações eventuais, como a operação desta terça-feira. Os agentes verificam se as bombas possuem os lacres originais e realizam testes com os combustíveis para verificar a qualidade do que está sendo vendido.
 
Roberto Perrottas é proprietário de uma rede de postos de gasolina com três unidades em Guarulhos há 17 anos. Segundo conta, seus estabelecimentos passam por fiscalizações periódicas, mas ele acredita ser algo desleal, já que outros postos que praticam a adulteração do combustível  não são fiscalizados. “É uma concorrência desleal”.
 
Os três postos fiscalizados na avenida Brigadeiro Faria Lima, nos números 1.636, 964 e 763, não apresentaram irregularidades. O consumidor pode exigir que os estabelecimentos apresentem os documentos de licença de funcionamento, que devem ser fixados em local visível e pedir para que seja realizado o teste para comprovar a qualidade do produto. 
 

Posso ajudar?