Cidades

Operação lacra cinco desmanches em Guarulhos

Quinze lojas de autopeças foram fechadas em cinco cidades que receberam a “Operação Desmanche” nesta semana. Em Guarulhos, oito foram fiscalizados, conforme o GuarulhosWeb revelou na última quarta-feira. Destes, cinco foram lacrados. 
 
Ao todo, em Sorocaba, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Votorantim e Santa Bárbara d’Oeste, 21 comércios foram fiscalizados no período.
As ações foram realizadas pelas polícias Civil, Militar e Técnico-Científica da região, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), as prefeituras o Ministério Público (MP) e a Secretaria Estadual da Fazenda. 
 
Na Grande São Paulo, de oito fiscalizados em Guarulhos, cinco foram lacrados, e os três comércios visitados pela polícia em Mogi das Cruzes foram fechados e autuados.
 
Nesta quinta-feira, em Votorantim – a 106 quilômetros da Capital –, três comércios foram vistoriados. Eles acabaram emparedados pelo governo municipal após a autuação do Detran.
 
“Dois dos estabelecimentos guardavam veículos e peças com sinais de adulteração”, afirma o delegado Maurício de Quevedo, titular da Delegacia de Polícia do município.
 
Em Santa Bárbara d’Oeste, dos quatro vistoriados, dois não atendiam às regras da Lei dos Desmanches – criada para combater o roubo e o furto de veículos e o comércio ilegal de peças – e foram fechados.
 
A ação foi realizada por PMs e policiais das Delegacias Seccionais de Sorocaba e Americana, que se dividiram em equipes para fiscalizar as lojas de autopeças em Votorantim e Santa Bárbara, respectivamente.
 
Os outros nove desmanches foram fechados na quarta-feira (27). Em Sorocaba, no interior, dois de três lojas tinham irregularidades.
.
De 14 de julho até agora foram realizadas 14 operações contra desmanches no Estado de São Paulo, 106 estabelecimentos foram vistoriados e 71 fechados. Já aconteceram seis ações na Capital, três na Grande São Paulo e cinco no interior.
 
Até agora, duas pessoas foram detidas em flagrante por adulteração e receptação de autopeça furtada. As prisões aconteceram na primeira operação, em julho, e na terceira, em 1º de agosto.
 
A Lei dos Desmanches foi criada para combater a venda irregular de veículos e peças usadas, e, consequentemente, diminuir os índices de furto e roubo de veículo. Na Argentina, onde uma lei semelhante foi implantada na década passada, a queda dos roubos e furtos de veículos foi de 50%.
 
O decreto que regulamenta a Lei dos Desmanches utiliza os critérios da Lei Ficha Limpa para autorizar o funcionamento destes estabelecimentos. De acordo com o Detran, até agora mais de 900 empresas apresentaram dados para o cadastro, quase 40% delas são da Capital.
 

Posso ajudar?