Uma operação policial na Inglaterra e na França prendeu na manhã desta quarta-feira dirigentes do Newcastle United e do West Ham, alvos de investigação de fraude. Os escritórios dos dois clubes, além de outros envolvidos do futebol, foram alvos de mandados de busca e apreensão.
De acordo com as autoridades inglesas, pelo menos 180 policiais fazem parte da operação que tem como alvo o mundo do futebol e, principalmente, transferências de jogadores. As suspeitas apontam para um desvio de cerca de 5 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 20 milhões).
Computadores, celulares, extratos bancários e documentos dos clubes e de outros envolvidos com o futebol foram confiscados nesta manhã em diversas cidades do Reino Unido e da França. Entre os clubes franceses está o Olympique de Marselha.
Num comunicado, o West Ham se limitou a dizer que está “colaborando plenamente com as investigações”. Entre os detidos está o diretor-gerente do Newcastle, Lee Charnley.
De acordo com as autoridades, a polícia francesa “também está colaborando e fez várias prisões em diversos locais que foram alvos de busca na França”. “A investigação criminal manda uma mensagem clara que, seja quem você for, se uma fraude fiscal é cometida, consequências serão geradas”, alertou.