Dois flagrantes de roubo e 634 abordagens. Estes são os números da Operação Saturação da PM, divulgados nesta segunda-feira pelo Comando de Policiamento de Área Metropolitana 7 (CPA-M7). A ação aconteceu na última quinta-feira, das 14h às 22h, com mais de 100 policiais espalhados pelo Centro, Pimentas, Bonsucesso e Vila Galvão. O coronel Rui Conegundes de Souza, do CPA-M7 e que esteve à frente da atividade, afirma que a operação cumpriu o âmbito preventivo. "O objetivo era inibir ações infratoras na cidade", disse.
Os flagrantes resultaram em três detenções. Na região do Pimentas, no fim do dia, a PM encontrou um caminhão que tinha como carga uma empilhadeira. O veículo era conduzido por Marco Vinicius Gonçalves, 22 anos, que acabava de roubá-lo. Gonçalves tinha antecedentes criminais com acusação de tráfico de drogas. Às 20h, após liberar duas vítimas do roubo, o comparsa de Gonçalves, menor de idade, foi detido. As vítimas são dois homens, ambos de 39 anos, que passam bem.
O outro flagrante ocorreu na região central, quando uma mulher de 30 anos teve seu telefone celular roubado por um grupo de menores. A vítima informou o ocorrido aos policiais que circulavam na região. Um dos integrantes do grupo, encontrado e reconhecido pela vítima, confessou o roubo. No entanto, o celular ficou com os outros menores não encontrados. A ocorrência foi às 17h50 e resultou no encaminhamento do rapaz, de 16 anos, à delegacia.
Das 634 abordagens nas ruas, 423 foram a pessoas que transitavam a pé e 211 aos que trafegavam em carros ou motocicletas.
Fim de ano – Ainda segundo o coronel Rui, outras operações serão realizadas neste fim de ano, especialmente no período em que é previsto o recebimento do 13º salário por parte da população. "Haverá uma concentração de PM nas regiões com predominância de comércios. Além disso, os comandantes irão reforçar e direcionar suas equipes", disse.
À população, o coronel comentou os cuidados necessários na hora das compras destacando a importância de não exibir dinheiro, não andar com excesso de sacolas, ficar atento durante o transporte de bolsa e carteira. "Em caso de suspeita de perseguição, é prudente entrar em um estabelecimento comercial, informar a suspeita e acionar a polícia", frisou.