Estadão

Operação-padrão de servidores do BC deixa rastro de atrasos em divulgações de indicadores

Com paralisações diárias das 14h às 18h, a operação-padrão dos servidores do Banco Central tem deixado um rastro de atrasos em sequência na divulgação de indicadores pela autoridade monetária.

Nas últimas semanas, o movimento já havia provocado atrasos na divulgação da taxa ptax diária, com rumores em mesas de operação de suspensão da comunicação, além de paralisações no monitoramento preventivo do PIX e do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

Na última segunda-feira, 21, a operação-padrão transbordou para a divulgação da Pesquisa Focus. Faltando apenas 15 minutos para o horário da publicação, o BC avisou que os dados não sairiam às 8h30, mas sim uma hora e meia mais tarde. Embora o relatório completo tenha sido divulgado de fato às 10h, as informações já estavam disponíveis para consulta no Sistema Expectativas de Mercado do BC.

Da mesma forma, o resultado da Pesquisa Pré-Copom que era esperado para a manhã desta quarta-feira precisou ser adiado para amanhã, às 9h30. Já os dados do fluxo cambial, com a atualização da página de Indicadores Econômicos Selecionados do BC, deveriam ter sido publicados às 14h30 de hoje. No entanto, faltando 19 minutos para o horário programado, a autoridade monetária avisou que só conseguirá divulgar os dados do movimento de câmbio na sexta-feira (25), também às 9h30.

O presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fabio Faiad, confirmou ao <i>Broadcast</i>, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, que todos os atrasos se devem ao fato de a cada dia mais e mais servidores cruzarem os braços em adesão à operação-padrão da categoria. Os funcionários do BC querem um reajuste salarial de 26,3%, além da reestruturação da carreira de analistas. O sindicato também mantém a ameaça de greve.

Embora cause transtorno na divulgação de indicadores, o movimento por enquanto tem afetado apenas publicações menores. A ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) foi publicada no horário correto ontem e a divulgação do Relatório Trimestral de Inflação (RTI) segue prevista para amanhã, às 8h. Ambos os documentos são produzidos pela diretoria colegiada da instituição.

Posso ajudar?