Uma nota publicada recentemente em jornal de grande circulação no estado de São Paulo demonstra que os bons ventos da economia estão chegando à cidade de Guarulhos. E isso mostra que a política adotada de forma assertiva por este governo tem dado bons resultados. O número de CNPJs acelerados foi um dos maiores do estado, consequência de uma política séria, de implantação de diversas ações, como o Via Rápida, que passou a desburocratizar e acelerar a abertura de novas empresas na cidade. Também a Lei de Incentivos Ficais, que tem como objetivo atrair novas indústrias para Guarulhos, além de patrocinar a expansão daquelas que já atuam por aqui.
Mesmo analisando o perfil desses CNPJs e entendendo que a indústria já não é mais a protagonista em nossa economia, e que o comércio e a prestação de serviços, hoje, estão mais latentes e presentes, nós enxergamos com bons olhos os dados divulgados, porque existe sim um sinal de recuperação. E ainda mais: os números demonstram que, com o surgimento de MEIs, a cidade se preparou e está pronta para acolher esse novo empreendedor, que se originou devido à crise aguda que abateu nosso país e acabou ceifando muitas pessoas de seus postos de trabalho, que não se recolocaram e precisaram empreender.
E pensando nessas pessoas, foi criado o APRENDE, um programa de capacitação para os microempreendedores individuais, de forma regionalizada, para diminuir a mortalidade desse importante setor.
Enfim, essas ações demonstram que se criou um ambiente econômico favorável para a atração de novos investimentos em nossa cidade. Acreditando que a segurança jurídica, a previsibilidade e as regras claras são a tônica dessa nova gestão, temos a certeza de que a geração de empregos é o maior indutor de desenvolvimento social que um governo pode patrocinar ao seu povo.
William Paneque, secretário municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e Inovação de Guarulhos