Parlamentares do principal partido de oposição da Nigéria foram eleitos presidentes tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado do país nesta terça-feira.
Apesar da coalizão liderada pelo presidente Muhammadu Buhari ter a maioria das cadeiras em ambas as casas, seus candidatos foram derrotados pelo Partido Democrático Popular (PDP), do ex-presidente Goodluck Jonathan.
No Senado, foi eleito Bukola Saraki. Apesar de formalmente fazer parte da aliança de Buhari, o ex-governador do estado de Kwara, chegou ao cargo em conluio com a oposição. Poucas horas depois, os deputados elegeram Yabuku Dogara, um candidato do PDP, presidente da Câmara.
O resultado demonstra que a coalizão formada por Buhari já apresenta fortes rachas e também sinaliza uma reorganização por parte do PDP de Goodluck, que deixou o cargo há apenas um mês.
Saraki, o novo presidente do Senado, é conhecido internacionalmente por importar fazendeiros brancos do Zinbabwe para tentar desenvolver a agricultura comercial no estado onde foi governador. O político diz ter transformado seu estado em exportador de alimentos com a estratégia. Fonte: Associated Press.