Política

Oposição não irá propor emenda a reajuste dos servidores

Segundo Ricardo Rui, proposta deve ficar nos 6,3% já negociados

O vereador Ricardo Rui (PPS) afirma que o bloco de Oposição da Câmara Municipal não apresentará emenda com um índice de reajuste salarial aos servidores municipais superior aos 6,3% oferecidos pelo prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida (PT). Rui é vice-líder da Oposição e presidente da Comissão de Administração e Funcionalismo do Legislativo.

Nesta quinta-feira, os vereadores devem aprovar o reajuste em sessões extraordinárias. No projeto, negociado na sexta-feira com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal (Stap), a Prefeitura propõe 6,3%, valor do índice de inflação no ano pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O índice é inferior aos 12,29% pedidos pelo sindicato em fevereiro.

Os que não possuem plano de carreira terão incorporação de 6% no salário por progressão horizontal que não é paga desde 2003 pela Prefeitura. Os servidores que recebem mais que R$ 2,1 mil terão aumento de 3% a partir de maio e 3,3% a partir de agosto.

Rui sinalizou na semana passada que poderia sugerir 12,29% de reajuste no Legislativo. Ele mudou de ideia e garante que assinará o parecer favorável ao reajuste oferecido pelo Executivo, mesmo sem concordar com os valores. "Está bem abaixo da Lei de Responsabilidade Fiscal. Vai acabar esse Governo e os servidores continuarão insatisfeitos", diz o vereador, em referência a falta de aumento real aos funcionários púbicos na gestão Almeida.

Posso ajudar?