A oposição venezuelana obteve, por larga margem, o controle da Assembleia Nacional nas eleições legislativas deste domingo, em uma grande derrota do partido socialista que comanda o país há 17 anos.
Os opositores conquistaram pelo menos 99 das 167 cadeiras do parlamento, segundo anunciou a presidente do Conselho Eleitoral Nacional, Tibisay Lucena. Os socialistas ficaram com 46 assentos, enquanto os demais permaneciam em apuração.
Após o anúncio, que ocorreu logo depois da meia-noite no horário local, as ruas de Caracas foram tomadas por opositores do presidente Nicolás Maduro, que comemoraram com gritos e fogos de artifício. Ainda antes da declaração oficial, líderes da oposição já afirmavam ter vencido o pleito.
Maduro reconheceu a vitória da oposição logo após o anúncio, dizendo que a democracia e a Constituição venezuelana triunfaram, apesar da derrota de seu grupo político. O presidente culpou a tentativa de desestabilização da revolução socialista por parte de seus adversários pelo revés, que considerou “circunstancial”.
“Posso dizer hoje que a guerra econômica venceu”, disse Maduro em pronunciamento pela televisão a partir do palácio presidencial.
O ex-candidato à presidência pela oposição Henrique Capriles afirmou, pelo Twitter, que “com grande humildade, serenidade e maturidade aceitamos o que o povo decidiu”. Fonte: Associated Press