Política

Oposição quer esclarecimentos sobre contrato da Secretaria de Finanças

Vereadores fazem requerimento exigindo explicações por parte do município

Após as denúncias publicadas com exclusividade pelo HOJE (leia aqui), vereadores da oposição querem informações relativas ao contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa Millenio Serviços Técnicos Ltda que teria recebido cerca de R$ 1 milhão sem ter prestado serviços à pasta.

"A oposição já está se posicionando a respeito para se necessário for instaurar uma Comissão Especial de Inquérito com relação a este assunto, pra verificar qual a situação deste contrato e saber por que foi pago um valor tão alto. Esperamos que haja uma explicação plausível de como está sendo administrado o dinheiro público nesta cidade", afirmou José Mário (PSDB).

Em março deste ano, o vereador Eduardo Carneiro protocolou requerimento solicitando a cópia do contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa. No projeto o valor estipulado para prestar serviços técnicos especializados para modernização e atualização do cadastro imobiliário de Guarulhos é de R$ 9.393.000,00.

O líder do PT na Câmara, vereador José Luiz, disse que não tem dúvidas de que o trabalho da empresa foi realizado. "Como conhecedor do caráter e da idoneidade do secretário, acredito que houve sim a prestação dos serviços e executados", afirmou.

Para Marisa de Sá (PT), tudo isso não passa de denúncias sem fundamento. "É um denuncismo que existe nessa cidade onde as pessoas não apuram nada, não levantam informações e ficam colocando dúvidas em questões onde não têm nenhuma propriedade para falar", afirmou. Ela ressaltou que conhece o secretário e, além de ser uma pessoa correta, é alguém que para efetuar qualquer pagamento solicitaria toda a documentação necessária.

Já para Eduardo Carneiro (PSDB), é necessário que o Legislativo se pronuncie a respeito. "Sem dúvida não há um denuncismo e não tenho nenhuma dúvida sobre a idoneidade do secretário, contudo é necessário que essa Casa de Leis fiscalize esse pagamento por um serviço que não foi prestado. Eu vou continuar fazendo o meu dever porque não acho que esteja sobrando tanto dinheiro assim", afirmou.

Entenda o caso – Segundo denúncias recebidas pelo HOJE, a Secretaria de Finanças pagou quase R$ 1 milhão para a empresa Millenio Serviços Técnicos Ltda, que venceu uma licitação e seria responsável pela "prestação de técnicos, especializados para a modernização e atualização do cadastro imobiliário no município de Guarulhos", porém até o momento não teria prestado qualquer serviço à cidade, tanto que o setor responsável não deu o aval necessário para o pagamento.

Prefeitura contesta a reportagem do HOJE

A assessoria de imprensa da Prefeitura foi insistentemente procurada pelo HOJE na quarta-feira para dar sua versão sobre as denúncias publicadas na edição de ontem. No entanto, preferiu não se manifestar. Ontem, após a publicação da reportagem, a Secretaria de Finanças enviou uma nota à redação em que contesta veementemente matéria publicada neste jornal nesta quinta-feira. Diz a nota: "Afirmamos que a referida "fonte" falta com a verdade e trabalha no campo da suposição, buscando criar um clima negativo com prejuízo à imagem da administração e do próprio município.

Sobre a licitação, a Secretaria informa que em 28 de maio de 2009 foi aberto o processo licitatório e concluído no dia 9 denovembro de 2010. Quanto à licitação se prolongar por meses, informa que "este é um fato comum em processos de alta complexidade. Foram respeitados prazos para esclarecimentos junto ao Tribunal de Contas e outros trâmites legais, em conformidade com a Lei 8666.

Ainda segundo a Finanças, "a empresa venceu o processo porque apresentou a melhor proposta e atendeu às exigências em todos os pontos e o processo licitatório foi concluído com um deságio de 30% no valor inicial gerando economia aos cofres públicos".

A Secretaria sai em defesa da empresa contratada, que "já prestou mais de 100 trabalhos para dezenas de prefeituras e não pode ter sua capacidade ou existência contestada levianamente como feito na referida reportagem".

Difererente do que o HOJE apurou, a Secretaria informa que "em nenhum momento, o Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) se recusou a assinar qualquer parecer. O DIT e a Secretaria Municipal de Finanças trabalham em conjunto para garantir a execução dos serviços prestados à população" .

A Secretaria informa ainda que "foram pagos menos de 25% do previsto para o exercício de 2011, portanto somente o que efetivamente foi efetuado e atestado, respeitando inclusive a ordenação cronológica exigida pela legislação".

Outros questionamentos enviados pelo HOJE não foram respondidos.

Posso ajudar?