Os foliões que compareceram no Lago dos Patos no fim de semana para participar dos três dias de folia organizados pelo bloco Pato Esganado se decepcionaram. A proibição da montagem de algumas atrações de um evento paralelo, que não tinha licença de funcionamento por parte da Prefeitura, provocou o cancelamento do bloco por parte dos organizadores, o que impediu a folia.
Um dos organizadores do bloco, Graco Neves, acredita que o cancelamento do evento possa ter sido motivado pelo que ele chama de perseguição política, já que outros eventos na cidade ocorreram com infraestruturas parecidas no mesmo fim de semana em que o evento aconteceria. Ele não entrou em detalhes os motivos desta possível “perseguição”.
Graco afirma ainda que todas as autorizações foram encaminhadas para os órgãos competentes através de solicitações realizadas pela Secretaria de Cultura. Somente após a montagem dos equipamentos do parque de diversões e da feira gastronômica, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) compareceu ao local e vetou a estrutura. Segundo ele, a SDU não teria se pronunciado em nenhum momento durante a organização.
Na sexta-feira (17) a SDU informou ao portal que em nenhum momento proibiu a realização do evento. A pasta afirmou ainda que “não houve qualquer solicitação de alvará para o exercício de atividade econômica relacionada ao evento. Essa autorização é necessária para a instalação de parque de diversões, barracas de alimentos, bebidas ou qualquer outra atividade econômica em área pública”.
Graco explicou ainda que, ao entrar em contato com a Secretaria de Cultura, teria recebido a informação de que não teria problema algum para que o evento fosse realizado. “Acredito que as secretarias precisam conversar entre si, quem saiu prejudicada foi a população que perdeu o evento”. A SDU esclareceu que o desfile não foi proibido, mas sim a instalação das barracas, já que o local conta com ambulantes devidamente licenciados que comercializam produtos que seriam oferecidos no evento.
No domingo (19) quando aconteceria a concentração para que o bloco saísse as ruas do bairro, um grupo se reuniu para realiza o “carnaval de protesto”. Centenas de pessoas cantaram e dançaram ao som de marchinhas ao redor do lago.
O bloco Pato Esganado é organizado pela Associação dos Comerciantes e Amigos do Lago dos Patos (ACALP). A verba é arrecadada com empresários da região, além de comerciantes que participariam da feira gastronômica. A prefeitura apoiaria o evento fornecendo segurança e organização do trânsito da região.