A Orquestra de Violeiros Coração da Viola completou 40 anos e a data foi comemorada nesta quinta-feira, 6/06, em evento regado a muita música e alegria no Hotel Bristol. Na oportunidade, o prefeito Guti entregou ao “Seu” Oliveira, um dos fundadores da Orquestra, placa comemorativa aos 40 anos. Vitor Souza, secretário de Cultura; Anderson Guimarães, subsecretário de Igualdade Racial, e Tiago Ortaet, diretor do departamento de Eventos Culturais, também prestigiaram o evento.
Satisfeito com a celebração, Guti ressaltou a valorosa contribuição dos músicos para o fortalecimento da música caipira na cidade de Guarulhos: “É extremamente gratificante fazer com que a cultura popular prolifere; por isso, a Orquestra Coração da Viola torna-se a cada dia uma referência de Guarulhos em todo o Brasil, um grande sonho que alcançamos, sobretudo pela excelência do trabalho dos artistas e profissionais que se dedicam à cultura”.
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a Orquestra Coração da Viola também é responsável por manter viva a cultura tradicional caipira, inserindo a cidade no eixo cultural nacional, estabelecendo laços de representatividade no tocante à cultura regional que reverbera para outras regiões do País. “Ao longo dos últimos 40 anos, a Orquestra resiste num trabalho de constante renovação, uma tradição que, a cada geração, se reconstrói e marca a identidade cultural do munícipio”, festejou o secretário Vitor.
Histórico
Idealizada e formada por Tonico e Tinoco, a Orquestra Coração da Viola estreou em 1979 no Theatro Municipal de São Paulo, em inédita apresentação com a dupla caipira.
Em 6 de junho daquele ano, o templo erudito acolheu representantes da autêntica música raiz. Com três horas de duração, o espetáculo atraiu o público recorde de 2,5 mil pessoas e inspirou o lançamento do primeiro LP entitulado “A Viola no Teatro”, e de outros três discos de sucesso.