No dia 6 de junho a Orquestra de Violeiros Coração da Viola completou 43 anos e, para não deixar a data passar sem a merecida comemoração, os músicos se reuniram nesta quinta-feira (9) no Arquivo Histórico Municipal de Guarulhos Araci Borges Dias Martins para celebrar. Com direito a bolo e refrigerante, o “parabéns a você” foi entoado com a saudosa sonoridade da música sertaneja raiz.
A Coração da Viola foi idealizada e formada por Tonico e Tinoco em 1979. Em 6 de junho daquele ano aconteceu o que nenhum outro caipira havia sonhado: uma apresentação no Theatro Municipal de São Paulo. E a orquestra estava lá, em um show de três horas da dupla Coração do Brasil, que reuniu um público recorde de 2.500 pessoas. Essa apresentação marcou o início da trajetória da orquestra e inspirou o lançamento do primeiro LP, A Viola no Teatro, e outros três discos de sucesso.
Patrimônio imaterial da cultura guarulhense, a orquestra também é responsável por manter viva a cultura tradicional caipira, inserindo a cidade no eixo cultural nacional, estabelecendo laços de representatividade no que diz respeito à cultura regional e que reverbera em outras regiões do país.
Sob coordenação do servidor da Secretaria de Cultura Paulinho Trewasae, a Orquestra de Violeiros Coração da Viola está inserida na programação cultural de Guarulhos e do Estado de São Paulo. “A orquestra se destaca em meio a um intenso trabalho de preservação da cultura popular, que ao longo dos anos vem gerando frutos e reconhecimento de sua obra e de seu trabalho voltado à preservação das modas de viola”, explica Trewasae.
Em sua atuação a orquestra registra participações ativas nos mais variados eventos, sobretudo naqueles voltados à perpetuação das tradições regionais, como o Revelando São Paulo, e a tradicional Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso, além de apresentações em casas de repouso, escolas e hospitais.