Variedades

Orquestra Filarmônica de Violas se apresentará no Adamastor

O palco do Teatro Adamastor Centro recebe na próxima quarta-feira (28), às 20h, a Orquestra Filarmônica de Violas.

O show é mais um da parceria entre a Prefeitura de Guarulhos e o Sesc de São Paulo. A entrada é gratuita e para assistir basta retirar o ingresso na bilheteria uma hora antes do início da apresentação.

Criado há 10 anos pelo músico Ivan Vilela, o grupo apresenta um repertório eclético, com arranjos que trabalham os diferentes naipes de uma orquestra convencional. O novo espetáculo é baseado no repertório do segundo CD e também recorda algumas músicas do primeiro.

Além da maior parte das obras que são interpretadas pela totalidade da orquestra, o show conta também com alguns arranjos executados por grupos menores, além dos solos especiais do Duo Catrumano, do quarteto Viola Arranjada e do violeiro João Paulo Amaral – trabalhos paralelos de alguns violeiros que fazem parte da Filarmônica.

Espaço também para uma tradicional moda-de-viola executada à moda antiga, apenas pelas vozes de uma dupla de violeiros acompanhadas de uma viola. Além disso, o espetáculo contempla um roteiro permeado de declamações, poemas e comentários históricos da viola que valorizam as obras interpretadas e contextualizadas ao fundo pelo cenário projetado em telão, com vídeo-animações a partir das ilustrações criadas especialmente para cada música.

O conjunto acaba de lançar o segundo CD "Orquestra Filarmônica de Violas II". Tal como o primeiro álbum homônimo, o segundo disco tem como base releituras de clássicos da autêntica música caipira como "Chico Mineiro", de Tonico e Francisco Ribeiro e "Você Vai Gostar (Casinha Branca)" de Elpídio dos Santos, "Cana Verde" de Tonico e Tinoco, entre outros. Ao mesmo tempo, a Filarmônica inova ao passear por outras vertentes da música brasileira com obras de Tom Jobim, Hermeto Paschoal e Elomar, além de composições inéditas de integrantes do grupo.

Serviço: O Teatro Adamastor Centro fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo.

 

Posso ajudar?