A Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e a Orquestra Sinfônica Municipal de Santos fazem juntos uma apresentação gratuita na Sala São Paulo (praça Júlio Prestes, 16, Bairro da Luz, em São Paulo), neste domingo, dia 14, às 11h. São ao todo 120 instrumentistas no palco, interpretando a "1ª Sinfonia", obra de Gustav Mahler conhecida como "Titã". A direção musical é de Emiliano Patarra e Luis Gustavo Petri.
Neste ano, músicos do mundo inteiro estão homenageando Gustav Mahler, um dos maiores regentes e compositores da história da música, famoso por sua habilidade na elaboração de estruturas musicais e melodias fascinantes e por utilizar uma quantidade muito grande de instrumentistas em suas obras.
No repertório, Sinfonia nº 1 em ré maior. A obra foi escrita entre 1884 e 1888, e teve sua estreia em novembro de 1889, em Budapeste, sob a regência do próprio Mahler. A composição foi criada para ser interpretada por cerca de 100 músicos, sendo quatro flautas (dois piccolos), quatro oboés (um corne inglês), quatro clarinetes, três fagotes (um contrafagote), sete trompas, quatro trompetes, três trombones, uma tuba, quatro tímpanos, pratos, triângulo, tam-tam, bombo, harpa, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos
Esta é a terceira vez, que as orquestras tocam juntas, já aconteceram concertos no Adamastor Centro (Guarulhos) e no Teatro Coliseu (Santos). E, no dia 28 deste mês, haverá uma outra apresentação no auditório Ibirapuera (avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 2, Vila Mariana, São Paulo).