Variedades

Os cuidados com a pele nos dias frios

Época costuma causar problemas, e exige orientação para evitar ressecamento

Com a proximidade do inverno, a exposição ao ar frio e banhos mais demorados e quentes exigem cuidados especiais com a pele. Nesta época do ano a pele fica com aspecto mais seco e exige maior hidratação e cuidados especiais a cada estação do ano.

De acordo com a dermatologista Cláudia Cabral Cardozo o uso de hidratantes é essencial. Ela explica que todos os cremes terão a função de manter a umidade adequada da pele, com moléculas que atraem água ou que formem uma barreira de proteção evitando o ressecamento. O que varia de acordo com o tipo de pele é o tipo de produto usado para levar essas substâncias.

Segundo a médica, peles oleosas combinam com hidratantes em forma de loção ou gel,que têm menos óleo na formulação. O uso de hidratantes em creme é contra-indicado porque em peles oleosas podem agravar a ocorrência de acne. Já as peles secas precisam de produtos em creme, que têm fórmula mais oleosa.

Para peles normais são recomendados hidratantes em loção cremosa, mas livres de óleo para evitar o aparecimento de acne.Quem tem pele mista, pode usar hidratantes formulados em gel ou gel-creme, livres de óleo. Desse jeito, se evita o ressecamento e o excesso de oleosidade. Mas a doutora Cláudia Cardozo alerta: "os hidratantes em loção e gel tem poder de hidratação menor dos que os cremosos, mas ainda assim á melhor do que o creme, que contém mais óleo e pode facilitar o aparecimento de acne e foliculite". .

Óleo x creme

Com o frio e os banhos quentes a pele acaba perdendo a barreira protetora, e se isso não for corrigido, podem aparecer problemas como coceira e feridas. Passar o óleo de banho no lugar do hidratante é bem mais prático, pode ser usado sobre a pele molhada durante o banho, mas infelizmente este não tem o mesmo poder que o hidratante.

O óleo tem ação emoliente, ou seja, forma uma película protetora sobre a pele, impedindo a evaporação da água . Pode ser usado sim, eventualmente mas nunca deve substituir o hidratante diário.

O uso exagerado de sabonetes, principalmente em barra, desidrata a pele. Isso favorece a remoção da camada protetora ( manto hidrolipídico) que reveste a pele, tornando-a seca. No inverno, a médica orienta que deve-se optar por sabonetes líquidos com agentes hidratantes e usá-los em pouca quantidade evitando o uso de buchas.

Cláudia Cardozo explica que há necessidade de um tipo de hidratante para cada parte do corpo. O hidratante corporal nem sempre irá funcionar no rosto. Pode ser que a pele do rosto esteja mais sensível por uso de ácidos, peeling ou outros tratamentos feitos freqüentemente no inverno, e necessita de uma hidratação própria. "O uso de hidratante corporal pode arder se a pele do rosto estiver sensível. Procure seguir sempre a orientação médica", aconselha a dermatologista .

Mas o frio não é apenas um grande vilão para a pele, pode ser um bom parceiro para os tratamentos dermatológicos. A ausência do sol forte do outono-inverno beneficia facilita aos tratamentos. Peelings químicos, procedimentos a laser para remoção de manchas e rejuvenescimento, bem com a depilação a laser são feitos com mais conforto nesta época do ano. A menor exposição favorece a recuperação rápida e a um resultado eficaz.

Posso ajudar?