Reeleito para ocupar o cargo de deputado estadual por mais quatro anos, o deputado estadual Alencar Santana (PT) admitiu a perda de espaço do partido no cenário político e atribuiu esta decadência a disputas internas, mas ressalta que em seu próximo mandato espera contar com o apoio dos candidatos eleitos da cidade para trabalhar em conjunto por melhorias em diversos setores, principalmente o de transportes.
Em 2010, Santana obteve pouco mais de 154 mil votos. No último domingo, foi contemplado com 103.234 votos, porém, ainda foi o deputado estadual mais votado em Guarulhos com 62.872 votos. No entanto, reitera que a redução dos votos se deve ao fatos das disputas internas dentro do PT, que não reelegeu, por exemplo, a deputada federal Janete Pietá.
"É uma pena a derrota da Janete por mais que tenhamos problemas internos, até porque o PT tem suas disputas, mas a cidade perde muito. Nós temos o Governo Federal como grande parceiro em vários projetos e deixamos de ter uma interlocutora. Ela era uma deputada muito atuante e com isso Guarulhos perde muito", justificou.
No entanto, Alencar deixou claro que independente dos objetivos partidários, ele pretende trabalhar em conjunto na Assembleia Legislativa com os demais deputados eleitos de representatividade com a cidade. Ele enfatizou, além de mencionar projetos para a educação, investimentos para que Guarulhos possa ter em breve o acesso ao transporte sob trilhos.
"Eu espero que possamos trabalhar juntos e acredito que vamos. Espero que todos eles venham nessas lutas, até porque o apoio deles será de fundamental importância por serem questões a serem trabalhadas para o interesse de todos, independente da questão partidária. E da mesma forma apoiar as causas que eles também apresentarem", esclareceu.
O deputado estadual enalteceu a participação do Governo Federal em investimentos realizados no município e declara ter como compromisso lutar pela implantação em curto espaço de tempo das linhas de Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De acordo com o representante petista, a principal discussão está em torno da extensão do trajeto de ambas.
"O projeto do Metrô e do Trem saiu do papel com o apoio da presidenta Dilma. A nossa luta será para estender até o Bonsucesso o Trem e ao Centro o Metrô. Não tinha sentido parar no Aeroporto, até porque financeiramente a linha não se sustentava pela pouca acessibilidade. O Governo do Estado fez o estudo e comprovou que a nossa tese estava correta, isso por que acaba resolvendo um problema de deslocamento interno e externo muito forte com a Capital", explicou.
Além de priorizar investimentos na área de transporte, o parlamentar estadual citou outras demandas que pretende viabilizar em seu mandato. "Mesmo com a comprovação dos estudos (em relação a extensão das linhas de Metrô e Trem), não está 100% sacramentado. A cidade também precisa de unidades para tratamento oncológico, Etec, Fatec e uma universidade estadual. Os guarulhenses podem ter certeza que o meu mandato será muito atuante e presente para a cidade de Guarulhos e todo o Estado", declarou.
Sobre novas projeções na carreira política, Santana preferiu adotar a cautela quando o assunto está relacionado a disputa da Prefeitural em 2016. O petista citou também algumas possibilidades de representação partidária para a futura disputa eleitoral, inclusive o ex-prefeito Elói Pietá, que por conta de problemas administrativos em sua gestão está impedido de disputar qualquer cargo público.
"Ainda está longe. Precisamos reeleger a Dilma que é a nossa meta principal, isso por que Guarulhos tem inúmeros projetos acontecendo por conta do Governo Federal como o Metrô, Rodoanel, Universidade no Pimentas, Faculdade de Medicina, Trevo de Bonsucesso, corredores de ônibus e a ligação da Dutra com a Jacu-Pêssego. Vou continuar trabalhando no nosso mandato e quando o prefeito Almeida colocar esse debate sobre a sucessão, o PT vai ter que analisar o melhor nome, que conta também com a Janete Pietá, Elói Pietá e o Auriel", encerrou.