Cinema

Os Nomes do Amor usa relacionamentos para debater questões sociais

Esquerda e direita se confundem com amor e rejeição no filme francês

Na confusão entre o que se define por "esquerda" e "direita" no espectro político, Baya Benmahmoud (Sara Forestier, de "Gainsbourg – O Homem que Amava as Mulheres") não tem dúvidas: ela é de esquerda. Descendente de árabes em uma França cada vez mais conservadora, ela encarna um dos principais lemas da politicamente heróica da década de 60: "faça amor, não faça guerra". Tanto que costuma dormir com homens conservadores para fazê-los mudar sua ideologia. Aliás, ela guarda retratos dos seus "convertidos". Em "Os Nomes do Amor", ela deixa claro ainda que ninguém na França tem o mesmo nome que ela. De várias maneiras, no extremo oposto de sua vivência está o judeu quarentão Arthur Martin (Jacques Gamblin, de "Passaporte Para a Vida"), que compartilha seu nome com mais de 15 mil franceses (algo como chamar-se José dos Santos Silva no Brasil). Como na maioria dos casais opostos, eles se conhecem e começam um relacionamento.

O terceiro longa-metragem de Michel Leclerc como diretor toca nas questões que tornam o relacionamento Arthur e Baya interessante. Suas diferenças de idade, de comportamentos e mesmo suas famílias dão a idéia de que ele não vingará. No entanto, ele demonstra ser bem menos "rígido" do que ela em relação às suas posições, deixando claro, por exemplo, as palavras que ela não pode dizer perto de sua família judia, como "forno" e "câmara de gás", ou mesmo quando Arthur afirma estar "se lixando para Israel". Como a própria Baya afirma, eles representam a França. Para o bem e para o mal, eles parecem ser dos opostos que funcionam juntos. O filme foi produzido em 2010, e chega aos cinemas brasileiros após levar o prêmio César de Melhor Atriz para Sara Forestier.

Os Nomes do Amor (Le nom des gens) – França, 2010. Direção de Michel Leclerc. Com Jacques Gamblin, Sara Forestier, Zinedine Soualem, Carole Franck, Jacques Boudet, Michèle Moretti, Zakariya Gouram, Julia Vaidis-Bogard, Adrien Stoclet, Camille Gigot, Laura Genovino, Rose Marit, Youari Kime, Yann Goven, Nabil Massad. Distribuição Vinny Filmes. Indicação 14 anos.

Posso ajudar?