Saúde

Os riscos de dormir pouco

Estudo mostra que a duração anormal do sono afeta adversamente a saúde cardiovascular

De acordo com um estudo publicado na revista Sleep por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste da Virgínia (EUA), dormir pouco  aumentou em mais de duas vezes o risco de doenças cardiovasculares.  Neste estudo, dados do National Health Interview Survey, do qual participaram 30.397 adultos, foram avaliados e mostraram que 8% dos adultos dormiam cinco horas ou menos e 9% relataram que dormiam nove horas ou mais. Quando comparados com indivíduos que dormiam sete horas, aqueles que dormiam cinco horas ou menos tiveram 2,2 vezes mais chances de desenvolver doenças como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. Por outro lado, aqueles que dormiam nove horas ou mais apresentaram 1,6 vezes mais risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Os resultados do estudo mostraram que a duração anormal do sono afeta adversamente a saúde cardiovascular e perturbações no sono podem ser um fator de risco para doenças cardiovasculares mesmo entre pessoas aparentemente saudáveis. A associação entre cinco horas ou menos de sono por dia com doenças cardiovasculares foi maior entre mulheres e entre adultos com menos de 60 anos.

Embora o número ideal de horas de sono diário varie de pessoa a pessoa, a Academia de Medicina do Sono dos Estados Unidos recomenda que a maioria dos adultos durma entre sete e oito horas por noite. Segundo os autores do estudo, os mecanismos por trás da associação entre privação de sono e problemas cardiovasculares podem incluir distúrbios em funções endócrinas e metabólicas."Entre os efeitos negativos de dormir pouco, pode haver redução da sensibilidade à insulina, aumento da atividade simpática e elevação da pressão arterial. Esses fenômenos aumentam o risco de enrijecimento das artérias. Por outro lado, horas dormidas além do normal podem estar relacionadas com sono de má qualidade ou apnéia do sono", explica o Dr. Pedro Genta, pneumologista do Centro de Medicina do Sono HCor.

Posso ajudar?