Crianças e adultos com certeza conhecem ou já ouviram falar dos Smurfs, pequenas criaturas azuis, semelhantes a duendes, que vivem em casinhas em forma de cogumelo, numa aldeia escondida no meio da floresta. Eles foram criados pelo desenhista de quadrinhos belga Peyo e apareceram pela primeira vez em 1958, como coadjuvantes, na história de Johan et Pirlout, "A Flauta de 6 strumpfes" – publicada no comic belga Spirou -, mas ganharam suas próprias histórias em HQ, no ano seguinte.
No Brasil os personagens ficaram mais conhecidos na década de 80, graças a uma série de desenhos animados, produzida pela Hanna-Barbera Productions, e transmitida pela Rede Globo de Televisão.
Agora, todas as idades também podem curtir os personagens no cinema, em 2D e 3D, em "Os Smurfs – O Filme", que estreia nesta sexta-feira, com produção da Columbia Pictures/Sony Pictures Animation.
Dirigido por Raja Gosnell, de "Scooby Doo 1 e 2", com roteiro de J. David Stem e David N. Weiss, responsáveis por "Shrek 2", "Os Smurfs" é uma comédia simpática que vai agradar, com certeza, toda a família, graças à mistura de cenas e personagens reais com animação – só as pequenas criaturas são digitalizadas e o resto são imagens reais. Outra boa jogada é não deixar o filme infantil demais. Isso se dá em virtude de quase todo o filme se passar não na floresta da série, mas na cidade de Nova York, onde são criadas uma série de situações divertidas.
O longa segue a linha do desenho animado, no qual o mago Gargamel – no filme interpretado por Hank Azaria, mais conhecido pelo seu trabalho com as vozes na série animada de televisão "Os Simpsons", e pelo papel do cientista David em Friends – faz de tudo para capturar os pequenos Smurfs. Quando o malvado consegue finalmente expulsar os seres azuis da sua vila, eles rolam do seu mundo mágico e caem no nosso – mais precisamente no meio do Central Park. A partir daí, a missão dos pequeninos – Desastrado, Papai Smurf, Smurfette, Ranzinza, Arrojado e Gênio – é encontrar um jeito de voltar para sua vila antes de serem localizados. Eles recebem ajuda de um casal – o publicitário Patrick Winslow (Neil Patrick Harris) e sua esposa Grace (Jayma Mays).
Os Smurfs – O Filme (The Smurfs) – EUA, 2011. Direção de Raja Gosnell. Com Hank Azaria, Neil Patrick Harris, Jayma Mays, Sofía Vergara, Tim Gunn. 88 minutos. Distribuição Sony Pictures.