Variedades

OSCAR 2011 – Curiosidades, gafes, histórias…

Tornam-se eleitores do Oscar todos aqueles profissionais de cinema que tenham ao menos sido indicados uma vez para alguns de seus prêmios. Entre os poucos brasileiros habilitados para votarem estão a atriz Fernanda Montenegro e os cineastas Walter Salles, Bruno Barreto e Fernando Meirelles.

O Oscar comete grandes injustiças. Exemplo claro disto é o fato de Richard Burton, Kirk Douglas, Stanley Kubrick, Alfred Hitchcock e, até o gênio Charles Chaplin, nunca terem recebido um Oscar por seus trabalhos, sendo que Chaplin ao menos ganhou um honorário, em 1972, aos 82 anos de idade.

O recordista de prêmios não ganhos é Kevin Oconell, especialista em som. Sua primeira indicação aconteceu em 1984, pelo filme "Laços de Ternura". Seu último quase prêmio foi o de Melhor Mixagem de Som, por Transformers. O prêmio foi para "O Ultimato Bourne".

A produção da Disney "A Bela e a Fera" foi o primeiro – e único – desenho a ser indicado como melhor filme do ano.
Joe Pesci fez um dos menores discursos da história da Academia: " – É uma honra. Obrigado." E saiu.

OS MAIS PREMIADOS

– "O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei" (2003), "Ben-Hur" (1959) e "Titanic" (1996) são os filmes recordistas do Oscar. Cada um deles levou 11 estatuetas.

-Jack Nicholson é o ator que mais ganhou prêmios de atuação da Academia. Foram três no total. Dois deles por melhor ator com "Um Estranho no Ninho" (1975) e "Melhor é Impossível" (1997), e um como melhor ator coadjuvante por "Laços de Ternura" (1983).

– Meryl Streep é a recordista de indicações ao Oscar, com 15 nas categorias de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante. Venceu o de melhor atriz por "A Escolha de Sofia" e melhor atriz coadjuvante por "Kramer vs Kramer".

– John Ford é o recordista do Oscar na categoria melhor diretor, com quatro estatuetas. Ganhou por "O Delator" (1935), "The Grapes of Wrath" (1940), "Como era Verde meu Vale" (1941) e "Depois do Vendaval" (1952).

– O recordista em indicações e premiações ao OSCAR é Walt Disney. Teve 64 ao todo e ganhou 20 estatuetas. Em 1938, recebeu um prêmio especial: uma estatueta em tamanho natural e sete miniaturas, representando a Branca de Neve e Os Sete Anões, uma das maiores obras animadas da história.

AS MAIORES GAFES

Em 1943, o ator Humphrey Bogart era um dos favoritos da noite, concorrendo por seu papel em "Casablanca". O ator acreditava tanto na sua vitória que parece ter ficado surdo. O nome anunciado do vencedor foi Paul Lukas, mesmo assim, Bogart levantou-se para receber o prêmio. Ao constatar que todos aplaudiam a chegada de Lukas ao palco para pegar seu Oscar, por "Horas de Tormenta", Boggie usou do seu charme e classe para disfarçar e foi o único a aplaudir o amigo de pé.

Na noite de premiação de 1952, o maior vexame ficou por conta da atriz Shelley Winters, que estava certa de que ganharia o Oscar pelo filme "Um Lugar ao Sol". Ronald Colman ainda terminava a frase "And the winner is…" e, antes mesmo dele abrir o envelope, a atriz levantou-se da sua cadeira para dirigir-se ao palco. O ator italiano Vittorio Gasman, com quem ela foi casada durante dois anos, a puxou rapidamente e os dois foram ao chão.

O ex-galã Marlon Brando recusou o Oscar que recebeu em 1972 de uma forma original. Ele enviou uma dançarina de strip-tease, vestida como índia, para ler um manifesto político em defesa dos povos indígenas americanos.
Durante seu discurso pelo melhor documentário, Jessica Yu, de "Vida e a Obra de Mark OBrien", disse que "percebeu a mudança de território quando sua roupa custou muito mais do que o próprio filme", arrancando risos da platéia.

O filme de Walter Salles, "Diários de Motocicleta", ganha o Oscar de melhor canção original com ‘Al Outro Lado Del Rio, composta pelo uruguaio Jorge Drexler. O intérprete, no entanto, foi impedido de cantar sua música no palco, dando lugar a Antonio Banderas e Carlos Santana. Em forma de protesto, Drexler recebeu sua estatueta e cantou os versos da música ao invés de fazer um discurso.

ONDE SURGIU O NOME

A estatueta mais cobiçada do mundo cinematográfico tem 35 cm de altura e pesa quase quatro quilogramas. É toda feita de estanho folheado a ouro de 14 quilates, em forma de um cavaleiro sobre um pedestal no formato de um rolo de filme, com uma espada de cruzado atravessada verticalmente no peito. Seu valor real é de cerca 200 dólares, mas seu valor simbólico é incomensurável, pelo prestígio profissional e popular que concede ao premiado e pelo faturamento que pode dar a um filme.

O nome oficial do Oscar é "Prêmio de Mérito da Academia", porém o mundo inteiro conhece a estátua apenas pelo nome de Oscar. E de onde surgiu este nome? A versão mais popular e conhecida para o nome dado ao careca dourado, é a que concede a autoria dele à secretária-executiva da Academia, Margareth Herrick, que ao vê-lo comentou que a pequena estátua parecia muito com seu tio Oscar, comparação ouvida por um jornalista presente no momento, que a publicou em seu jornal. Outra versão dá conta que a atriz Bette Davis o teria apelidado assim, dado a semelhança da estatueta com seu primeiro marido. De qualquer modo, o apelido pegou de tal maneira que hoje – e há muitos anos – é o nome pelo qual o Academy Award ou Prêmio de Mérito da Academia é conhecido mundialmente.


MAURÍCIO NUNES é cinéfilo, colaborador do HOJE, músico, cantor e apresentou durante dois anos o programa Cinelândia, em emissoras de TV de Guarulhos.


Posso ajudar?