Cinema

Otimismo e referências ao passado dominam Oscar 2012

Cerimônia acontece neste domingo, com filme de Scorcese e "O Artista" entre os favoritos da noite

A 84ª Cerimônia do Oscar, que acontece neste domingo, dia 26, parece ter sido marcada por algumas mudanças. A começar pelos campeões de indicações: "A Invenção de Hugo Cabret" e "O Artista". O primeiro é um filme de fantasia em 3D, incomum nas indicações de Melhor Filme. Já o segundo surpreende por, além de ser uma produção francesa, feita longe de Hollywood, ter sido filmado em preto e branco e não ter falas – trata-se de um filme mudo. Ainda sobre a premiação do Melhor Filme, a quantidade de indicações também foi uma surpresa: desde 2010, a Academia escolhe dez produções para concorrer, e neste ano a lista conta somente com nove filmes.

O Globo de Ouro, premiação com categorias diferentes do Oscar, costuma ser um bom guia para apostas das premiações da Academia. No início de janeiro, foram escolhidos como Melhores Filmes o já citado "O Artista" (na categoria Musical ou Comédia) e "Os Descendentes" (na categoria Drama). "Hugo Cabret" parece ter ganho aqui menos atenção. Fazendo uma comparação básica, enquanto no Oscar "Hugo" e "O Artista" são campeões de indicações, "Os Descendentes" figura somente em cinco categorias. Já no Globo de Ouro, "Hugo" foi indicado em somente três categorias, metade de "O Artista", e ainda assim menos do que "Os Descendentes", que foi indicado em cinco.

Brasil quase esteve na premiação

Por fim, mais uma vez neste ano o Brasil quase teve na premiação. "Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro" estava entre os 63 filmes estrangeiros inscritos para a seleção dos cinco indicados. A lista preliminar com nove produções favoritas foi divulgada pela academia, no entanto, deixando a segunda história do Capitão – ou Coronel – Nascimento de fora. O destaque na categoria , diga-se, é o iraniano "A Separação", que causou polêmica dentro e fora de seu país de origem, e vale ser conferido. Aos cinéfilos brasileiros, portanto, resta torcer por "Rio". Além do diretor Carlos Saldanha, a canção "brazuca" "Real In Rio", de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, com letra de Siedah Garrett rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original. A briga na escassa categoria será somente com a americana "Man Or Muppet", de "Os Muppets", escrita por Bret McKenzie.