Estadão

Pacheco parabeniza Moraes por trabalho no TSE durante momento conturbado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), parabenizou o ministro Alexandre de Moraes pelo trabalho à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo o senador, Moraes presidiu a Corte eleitoral "em um momento conturbado e desafiador do nosso País".

"A força da nossa democracia foi testada e, felizmente, resistiu pela resiliência das instituições", escreveu o perfil de Pacheco no Instagram em publicação desta terça-feira, 4. Na segunda-feira, 3, Moraes deixou a presidência do TSE após dois anos de gestão do colegiado. Ele ocupou o posto durante as eleições gerais de 2022. Pacheco esteve presente na cerimônia de passagem do comando da Corte eleitoral.

<b>Gestão de Moraes no TSE</b>

Em discurso durante sua última sessão como presidente do TSE, Moraes destacou o combate ao "populismo digital" como uma das marcas da sua gestão.

À frente do colegiado, Moraes fortaleceu um departamento criado na gestão de seu antecessor, o ministro Edson Fachin: a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação. O órgão teve suas atribuições expandidas e desembocou na criação de um novo departamento na Corte eleitoral, o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que trabalhará em cooperação com as plataformas de mídias sociais.

<b>Nova gestão</b>

Cármen Lúcia é a nova presidente do TSE e Nunes Marques, o novo vice-presidente. Três dos sete ministros do TSE são egressos do Supremo Tribunal Federal (STF), sendo que a presidência e vice do colegiado são ocupadas somente pelos juízes provenientes do Supremo. Os postos são ocupados de maneira rotativa.

Posso ajudar?