Pacientes que precisam realizar o exame de raio-X durante atendimento no Pronto Atendimento Maria Dirce, no bairro de mesmo nome, estão encontrando dificuldades, já que o aparelho disponível no local está apresentando problemas desde o início deste ano. Em abril o GuarulhosWeb realizou uma reportagem sobre o transporte de pacientes para outras unidades de saúde para realizar o exame. Segundo a Fundação ABC, responsável pelo atendimento, e a Secretaria Municipal de Saúde, um novo aparelho já foi adquirido, porém só deve operar após obras de adequação.
Enquanto o problema não é solucionado, pacientes reclamam da falta de atendimento e demora para realizar o exame. Segundo relatos o problema estaria acontecendo há oito meses sem qualquer posição dos órgãos responsáveis. Para quem procura pelo atendimento há um cartaz explicando a situação: “Atenção aparelho de raio-X em manutenção”.
Por meio de nota de esclarecimento, a Fundação ABC e a Secretaria de Saúde confirmaram a situação e informaram que o aparelho de raio-X disponível no P.A. Maria Dirce é antigo passou por diversos reparos este ano e continua a apresentar problemas frequentes. A manutenção do aparelho teria custado R$ 26 mil.
Os responsáveis garantem que “um profissional da área de Patrimônio da Prefeitura de Guarulhos já esteve na unidade e constatou a necessidade da substituição do aparelho”, que já teria sido adquirido, porém “deve entrar em operação assim que forem efetuadas as obras de adequação necessárias para sua instalação”.
O novo aparelho seria mais moderno e digital, dispensando a impressão dos exames de raio-X.
A administração afirma ainda que “enquanto isso, a Policlínica Maria Dirce está utilizando um aparelho de raio-X mais simples, que dá conta de realizar parte dos exames. Os demais estão sendo feitos na UPA São João, na Policlínica Alvorada, na Policlínica Paraíso e no Hospital Municipal de Urgências”. Apesar da informação oficial, os pacientes são o aparelho alertados no local que o aparelho encontra-se quebrado.