Há mais de 20 dias sem conseguir agendar uma consulta, Ivonete Melo, de 50 anos, paciente da UBS Cecap, entrou em contado com o GuarulhosWeb para denunciar a falta de atendimento no local. Outra reclamação é a falta de insumos que impedem os atendimentos odontológicos da unidade, fato confirmado pela Secretaria de Saúde.
Segundo a paciente, funcionários da unidade não sabem informar quando o problema será normalizado. Por este motivo, Ivonete precisa ligar diariamente na UBS para confirmar se o problema já foi resolvido. “A informação que passam é que está sem internet desde o último dia 11 de outubro. Já o atendimento odontológico está sem agendamentos há 60 dias por falta de material”, afirma.
A Secretaria de Saúde informou que a falta de internet da unidade se deu após um rompimento de um cabo de fibra óptica na região no dia 15 de outubro. Houve, então, uma solicitação de reparo. Até a sexta-feira, 9/11, o problema não estava normalizado.
Apesar do problema tecnológico, a administração esclareceu que os agendamentos estão sendo efetuados normalmente, uma vez que são digitados no computador, que é removido até a Regional de Saúde para que a base de dados seja exportada para o sistema. Nesse período, a UBS mantém as agendas impressas, informações que são digitadas quando a máquina retorna à unidade.
Com relação aos atendimentos odontológicos, a secretaria confirmou a falta de insumos no município, que estaria afetando outras unidades.
“Morosidade em uma ou mais etapas do processo de compras; na falta ou escassez de concorrentes na licitação motivada, sobretudo, por algumas modificações nas legislações vigentes que se referem às Licitações Públicas, resultando em pregões desertos; incompatibilidade de preços de mercado, ocasionando em certames fracassados; escassez de matéria-prima e dificuldade na importação de alguns produtos, além de problemas oriundos de dívidas de outros exercícios com outros fornecedores”, são os motivos alegados pela Saúde.
A secretaria afirma que a partir desta semana os materiais e insumos odontológicos começarão a chegar às unidades de saúde e o atendimento deverá ser retomado gradativamente.