Política

Padre Joaquim de Faria recebe título de Cidadão Guarulhense

    Sessão Solene realizada na noite de sexta-feira (12), na Câmara de Guarulhos, outorgou ao padre Joaquim Rodrigues de Faria, vigário paroquial da Catedral Imaculada Conceição, o título de Cidadão Guarulhense. A homenagem foi assinada pelo vereador Vitor da Farmácia (Pros), por meio do projeto de Decreto Legislativo (PDL) 5437/2013.
 
Várias autoridades civis e religiosas estiveram presentes à solenidade. A mesa de trabalhos foi presidida por Vítor da Farmácia e composta pelo secretário municipal de Segurança Pública, vereador licenciado João Dárcio (PTN), por dom Edmilson Amador Caetano, bispo diocesano, padre Antônio Bosco da Silva, vigário geral da catedral, padre Pelegrino da Rosa Neto, reitor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição e a advogada Jô Ribamar, viúva do ex-vereador, José Ribamar Matos da Silva.
 
Foi Jô Ribamar, por sinal, quem sugeriu a Vitor da Farmácia a elaboração de um PDL para a entrega do título. “Me convenci assim que ela me passou a biografia do padre Joaquim”, afirmou o vereador. “É um cidadão que todos, independentemente da religião, devem tomar como exemplo de vida, pela humildade e altruísmo que sempre demonstrou ao longo da vida”, justificou.
 
“Pela sua dedicação à cidade, esta homenagem nos orgulha também como católicos e cidadãos guarulhenses”, comentou João Dárcio. Para dom Edmilson, a trajetória do padre Joaquim, há três décadas no Município, se confunde com a própria história da catedral de Guarulhos: “O título que hoje recebe é um reconhecimento do povo desta cidade por tudo que ele tem feito em prol dos semelhantes e da diocese”, elogiou d. Edmilson.
 
Visivelmente emocionado, padre Joaquim se disse surpreso com a homenagem: “Amo Guarulhos desde o primeiro dia que cheguei a esta cidade, mas jamais imaginei um dia receber este tipo de reconhecimento”, confessou. “É com o coração cheio de amor que agradeço esta lembrança.”
 
O padre Joaquim de Faria, 71 anos, é natural de Varre-Sai, no Norte Fluminense. Ingressou na Congregação dos Padres Claretianos em 1973, iniciando o noviciado em Campinas, um ano depois. Emitiu seus primeiros votos como “irmão religioso” em 1975. Trabalhou ainda em um Seminário na cidade de Rio Claro. Em 1982, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Guarulhos. Dom Joaquim foi ordenado diácono em 1992. Em 2010, foi ordenado sacerdote. 
 

Posso ajudar?