Cidades

Pais recebem orientações sobre reorganização de salas

Escola Rubens Lopes Pastor, no Jardim Aeroporto, uma das seis de Guarulhos que terão suas atividades encerradas
 
 
 
Durante o Dia “E”, organizado pela Secretaria Estadual de Educação no último sábado para informar pais e responsáveis por alunos da rede pública, sobre a reorganização de salas, proposta pelo Governo do Estado, que acontecerá no início do ano letivo de 2016. A mudança, anunciada em setembro, criará 754 escolas de ciclo único em todo o Estado.
 
Em Guarulhos 175 escolas participaram do encontro. Segundo a dirigente da Diretoria de Ensino Norte, professora Maria Inez, as unidades de ensino permaneceram abertas durante todo o dia e com equipes preparadas para esclarecer dúvidas. 
 
Os pais puderam conhecer as novas escolas para onde os alunos serão remanejados e receberam um convite para conhecer as dependências dos locais para onde seus filhos serão transferidos. “Já recebi informações de que hoje, muitos pais começaram a visitar as unidades de ensino”, contou a dirigente. 
 
Os pais que não foram ao Dia “E” podem procurar a unidade de ensino para orientação. Para os que precisam pedir transferência, entre os dias 18 e 25 de novembro é possível realizar a solicitação que será avaliada de acordo com as possibilidades de acolhimento de cada escola. “A reorganização é um grande avanço para uma educação melhor”, completou Maria Inez.
 
A pasta criou um novo sistema online para consulta de pais e alunos sobre a matrícula do próximo ano letivo. No Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br), é possível conferir quais unidades atenderão estudantes do Ensino Fundamental e Médio transferidos após a reorganização. O acesso é individual e requer o número do R.A. – registro do aluno – para garantir o atendimento.
 
O projeto
A pasta afirma que para chegar ao novo cenário, a Secretaria ouviu dirigentes e educadores que atuam em cada região e, assim, traçou o projeto final. O declínio da população em idade escolar (hoje são quase 2 milhões a menos em relação a 1998) e as vantagens pedagógicas de unidades de um segmento foram os principais critérios utilizados pela Secretaria para validar a reorganização.
 

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