Esportes

Paixão por futebol americano une irmãos que “concorrem por vaga” no Guarulhos Rhynos

“A sensação de estar em campo do lado de quem me ensinou tudo que sei é incrível”. A declaração é de Felipe Lichtenecker Prado Rodrigues Alves, vulgo “Lista”, que tem 18 anos e atua na linha defensiva do Guarulhos Rhynos. A alusão é feita ao próprio irmão, Vinicius, que é amante de futebol americano e passou a paixão ao esporte para o caçula.

Vinicius procurava uma modalidade quando ainda era adolescente. Através de uma indicação do prefeito Guti, procurou o Lusa Lions – time da Portuguesa de futebol americano – e começou a praticar. “Foi amor a primeira vista e eu fui entendendo mais o jogo a medida que fui treinando e entrando mais nesse universo”, conta o irmão mais velho, de 23 anos.

Após cerca de cinco anos no esporte, Vinicius puxou o caçula para os jogos. Felipe, que jogava na categoria de desenvolvimento, “subiu” para o time adulto e, por jogarem na mesma posição, hoje “concorrem” pela titularidade na equipe de Guarulhos. “Hoje eu o tenho como minha maior inspiração e motivação pra melhorar e passar tudo que eu tenho”, complementa Vinicius.

Tão aclamado em países como os Estados Unidos, o futebol americano ainda não saiu do amadorismo no Brasil. Os atletas, na maioria dos casos, acabam gastando do bolso pra praticarem a modalidade, conciliando treinos e jogos com estudos e trabalhos. “Hoje tento equilibrar o trabalho, a faculdade e o esporte, que envolve os treinos físicos na academia, estudos, além dos treinos em campo com o time. É difícil, mas vale a pena”, desabafa Felipe.

“Sinto que cheguei no ápice, porque estou jogando com meu ídolo. Hoje literalmente jogo com minha família, não só pelo meu irmão, mas por ter nosso pai ajudando em tudo que o time precisa, o famoso “tio da água” e nossa mãe sendo a torcedora mais fanática nas arquibancadas”, finaliza o jovem.

O Rhynos tem trabalhado para ampliar sua atuação. Atual vice-campeão paulista, a equipe iniciou a trajetória no Campeonato Brasileiro. Até o momento, são duas vitórias e um revés na competição. No próximo domingo, 25/9, os irmãos e demais atletas de Guarulhos recebem o Spartans Football, às 14h, no estádio Cícero Miranda, no complexo do Lago de Vila Galvão. A entrada é gratuita.

Posso ajudar?