Produzido na fábrica de Catalão (GO), acaba de chegar às concessionárias da Mitsubishi o Pajero Dakar 2012, que passa a incorporar a sigla HPE (Hig Performance Equipment) e tem preço sugerido de R$ 147.990.
O modelo ganha novos itens de série, como rodas de liga leve, além do interior Premium Black, com bancos revestidos com uma combinação de couro e tecido na cor preta. No exterior, são sete cores inéditas: vermelho Bordeaux, verde Pantanal, branco Alpino, cinza Londrino, prata Rodhium, prata Técno e preto Ônix.
Entre os destaques estão sistema multimídia com GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com controle de áudio e piloto automático, sistema de tração Super Select 4WD, transmissão INVECS-II com Sports Mode, freio à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho com mais espaço para o porta-malas e ar-condicionado independente na terceira fileira.
O motor do Pajero Dakar HPE é o diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, que desenvolve 165 cv a 3.800 rpm de potência e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm.
O SUV tem câmbio automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. O sistema analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo.
O câmbio também pode ser operado pelo modo sequencial Sports Mode, no qual o motorista opta pela troca manual de marchas, proporcionando uma sensação mais esportiva ao dirigir. O modelo tem um sistema de tração Super Select 4WD, com quatro modos distintos de seleção: 4×2, 4×4, 4×4 bloqueado e 4×4 bloqueado com reduzida.