A Semana da Pessoa com Deficiência encerrou nesta sexta-feira (24), com apresentação de dança com Vanessa Lanzarotto, da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) e Anselmo Ferreira, da Associação de Deficientes Visuais de Guarulhos (Adevig), ambos com deficiência visual. Realizada desde sábado (18), a atividade foi marcada por palestras reflexivas sobre os diversos tipos de deficiência e inclusão, teatro com alunos bilíngues em libras e premiação do concurso “Desperte seu Olhar Inclusivo”.
Promovida pela Prefeitura de Guarulhos, por meio SAI, vinculada à Secretaria de Assuntos Difusos (SAD), a Semana da Pessoa com Deficiência inovou neste ano ao sediar pela primeira vez uma etapa do Campeonato Paulista de Goalball, pela Série B do masculino. A palestra “A sexualidade do adolescente com deficiência visual”, ministrada pela terapeuta ocupacional do Instituto Comunicare, Bruna Mazetto, também foi destaque.
De acordo com o subsecretário Toninho Messias, debater a sexualidade ainda é um tabu, mas foi abordado com naturalidade. “As pessoas acham que quem tem deficiência, em geral, não tem vida sexual. Isso é uma quebra de paradigma. Tivemos a liberdade de discutir o assunto com seriedade e que despertou a atenção dos presentes com a oportunidade de esclarecer dúvidas”, afirmou Messias.
O subsecretário destacou a parceria com a Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas – DOEP, onde foram convidadas todas as estagiárias de pedagogia e da saúde, que atuam em sala de aula, pois são pessoas que trabalham com inclusão diretamente. “Nós optamos em fazer esse trabalho com eles, para que pudessem conhecer um pouco mais a pessoa com deficiência, pois vão lidar diretamente com o trato de criança com deficiência”, ressaltou Messias.