Estadão

Palmeiras encaminha acerto com volante ex-Grêmio e não fará loucuras por camisa 9

A reapresentação do Palmeiras na quarta-feira foi ofuscada pelas entrevistas do diretor Anderson Barros e da presidente Leila Pereira. Os dois falaram principalmente sobre reforços, o tema mais abordado no time alviverde nas últimas semanas, especialmente pela necessidade de fazer uma boa campanha no Mundial de Clubes, a ser realizado no início de fevereiro, em Abu Dabi. Ambos avisaram que tratam a busca por reforços, especialmente um camisa 9, com responsabilidade financeira.

O Palmeiras já contratou três reforços e varre o mercado em busca de um camisa 9, a prioridade para 2022. Leila Pereira fez uma transmissão ao vivo para interagir com torcedores e reforçou que não fará loucuras para trazer um goleador. A mandatária frisou que não fará nenhum movimento no mercado que prejudique os clube financeiramente.

"Estamos sempre em busca de bons profissionais, os melhores, mas tratamos o assunto com responsabilidade financeira. E os valores são inviáveis para a realidade brasileira. Não vou sacrificar o Palmeiras para pagar um valor incompatível com a realidade brasileira. Quando digo isso não é que não vou investir, vou investir, sempre", afirmou a presidente. Ela avisou que fará mais lives com a desta quarta-feira a fim de manter o torcedor próximo, embora venha sofrendo críticas pelo insucesso, por ora, em viabilizar a chegada de um goleador.

"Não acredito no bom e barato, vocês lembram desta frase e o que aconteceu no passado? Não acredito, futebol é investimento alto. Temos de ser os mais assertivos possíveis. E vou tentar isso de forma correta e responsável", completou, fazendo referência à antiga política do clube de buscar atletas com baixo custo no começo do século sob a gestão de Mustafa Contursi. Essa filosofia virou marca na administração do dirigente.

Leila não dá nomes, mas nos últimos dias foram especulados vários centroavantes no Palmeiras. A diretoria tentou trazer o jovem Yuri Alberto, do Inter, mas esbarrou nos valores altos. Esse empecilho também se aplica a Valentín Castellanos, argentino que se destacou no New York City. Os americanos fazem jogo duro e pedem uma quantia significativa pelo atleta, que já avisou que pretende jogar no futebol europeu.

O brasileiro João Pedro, artilheiro do Cagliari, foi outro camisa 9 avaliado, mas o Palmeiras não fez proposta pelo jogador. Cabe salientar que Luiz Adriano não jogará mais no Palmeiras, que busca interessados pelo centroavante e Willian se transferiu para o Fluminense. Dessa forma, Abel Ferreira tem à sua disposição dois jogadores que atuam no comando de ataque: Deyverson e Rafael Navarro, reforço recém-chegado do Botafogo.

A lateral direita também não se será reforçada, ao menos por ora. Os dirigentes entendem que a posição está bem servida por Marcos Rocha, o titular, e Mayke, que foi elogiado pela atuação na final da Libertadores diante do Flamengo. Foi dele o passe para o primeiro gol, marcado por Raphael Veiga. O clube só trará um novo lateral direito caso se desfaça de um atleta do setor, o que é improvável de acontecer neste momento. Isso significa que Giovanni González, do Peñarol, não vai será contratado.

"Hoje os nossos dois laterais-direitos atendem às nossas expectativas. Podemos lembrar que o Mayke nos atendeu bem na final da Libertadores depois de se recuperar de lesão e o Marcos Rocha foi fundamental na própria Libertadores. A gente entende que está bem servido nessa posição", ressaltou Anderson Barros.

NOVO MEIO-CAMPISTA – Se não consegue trazer um camisa 9, o Palmeiras irá reforçar seu meio de campo. A diretoria encaminho um acertou com o volante Jailson Siqueira. O atleta se destacou com a camisa do Grêmio, pelo qual foi campeão da Libertadores em 2017, passou pelo Fenerbahçe, da Turquia, e está sem clube depois de conseguir rescindir na Fifa com o Dalian Pro, da China.

O jogador preenche o espaço no elenco deixado por Danilo Barbosa, que não teve seu empréstimo renovado e retornou ao Nice, da França. Jailson não atua há mais de um ano, desde novembro de 2020.

"Não concretizamos o empréstimo do Danilo Barbosa, discutimos com o clube francês pelo seu representante e não conseguimos esta posição. Hoje temos em andamento a contratação de outro atleta, o Jailson. Uma oportunidade de mercado que vinha sendo acompanhada pelo Palmeiras há algum tempo", explicou Anderson Barros.

ABEL VALORIZADO – Barros também confirmou que Abel Ferreira recebeu um aumento pelo seu trabalho bem-sucedido no comando do Palmeiras, pelo qual foi bicampeão continental. O vínculo do técnico português não foi ampliado. Permanece com vigência até o fim deste ano, com a possibilidade de renovar o contrato até o fim de 2023.

"O que aconteceu foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido por este profissional. Ele nos ajudou e foi fundamental na conquista com todos os atletas e a estrutura que o Palmeiras. Hoje o profissional Abel Ferreira teve um reconhecimento do Palmeiras e o contrato dele segue em vigência, como anteriormente", disse o diretor de futebol.

Abel passou férias em Portugal com a família e retornou na terça-feira ao trabalho. Ele teve nesta quarta o primeiro contato com Leila Pereira desde que ela assumiu a presidência do clube. A empresária afirmou que o português está ciente da postura do clube no mercado e entende a decisões de priorizar atletas jovens com potencial de retorno esportivo e financeiro em vez de medalhões.

"Hoje (quarta-feira) eu tive conversa pessoalmente com o Abel e foi da melhor forma possível. O Abel está alinhado com nosso posicionamento de responsabilidade, de oxigenação do nosso elenco, de um futebol intenso, com jogadores jovens", falou a dirigente. "O direcionamento é esse, do nosso técnico e estamos totalmente alinhados e focados para o nosso grande desafio no dia 8 e 12 de fevereiro. O foco total é tentarmos o bicampeonato Mundial".

Posso ajudar?