Desejo maior desde 2000 quando o assunto está relacionado às categorias de base, o Palmeiras passa a partir deste sábado, 3, a mandar seus jogos de base, inicialmente com o Sub-20, na Academia do clube localizada em Guarulhos. As demais devem usufruir da estrutura em partidas oficiais no próximo ano. A instalação comporta neste primeiro momento a presença de aproximadamente 500 torcedores.
Nos últimos três anos, sob comando dos diretores Marcelo Dedeschi e Roberto Specht, a Academia de Futebol 2 passou por aprimoramentos. Dentre as mudanças, destacam-se a melhoria dos gramados, a construção de um campo society (alternativa para treinos em dias de chuva), aquisição de novos equipamentos para a sala de musculação e departamento médico, e o asfaltamento e pavimentação da estrada que dá acesso ao CT dentro do Parque Ecológico do Tietê.
A equipe Sub-20 do Verdão garantiu a classificação às oitavas de final do Paulista com uma rodada de antecipação, após vencer o Bragantino, por 1 a 0, no sábado (26). A partida contra o São José EC será a última da fase de grupos, e pode deixar o Palmeiras na segunda colocação do Grupo 3 em caso de vitória, dependendo de outros resultados. Atualmente, o time é o quarto colocado, com 41 pontos ganhos (12 vitórias, cinco empates e quatro derrotas).
O Sub-20 é comandado pelo técnico João Burse desde setembro. Ele iniciou a carreira de treinador no Mogi Mirim, onde alcançou as oitavas de final da Copa São Paulo de 2013 e, no mesmo ano, sagrou-se campeão do Paulista Sub-20. No Vitória, levou a equipe baiana ao título inédito da Copa do Brasil Sub-17 em maio deste ano. Ele tem comandado uma reformulação no Alviverde de olho nas fases finais do Paulista Sub-20 e nos próximos torneios da equipe.
“Estamos implantando uma nova filosofia e esperamos colher os resultados. A estrutura do Palmeiras é muito boa, oferece todas as condições para os atletas. Agora precisamos colocar em prática o que fazemos nos treinamentos dentro dos jogos. Temos integração total com o Profissional, e isso me deixa muito contente. Treinamos duas ou três vezes por semana ao lado do time principal, eles pegam sempre atletas nossos para fazer intercâmbio. Tenho abertura total com a comissão técnica do Marcelo Oliveira. Esse é o caminho”, disse João Burse.