Seguindo o dilema “90 minutos no Allianz Parque é muito tempo”, Palmeiras goleia LDU e se classifica para final da Libertadores; Allan é destaque
O Palmeiras vivenciou mais uma noite mágica e histórica na Conmebol Libertadores nesta quinta-feira (30), provando que desconhece a palavra “impossível”. O Alviverde não apenas conquistou a virada inédita que precisava após perder por 3 a 0 para a LDU em Quito, mas goleou o time equatoriano por 4 a 0, empurrado por 39 mil torcedores no Allianz Parque.
Com o resultado, o Verdão garantiu sua sétima participação em uma final de Libertadores. O time enfrenta o Flamengo no dia 29 de novembro em uma final única, que será disputada no Estádio Monumental de Lima, no Peru.
Allan comanda a transformação tática
Allan, jogador do Palmeiras foi destaque da partida – Foto: Cesar Greco/Palmeiras
A classificação passou por mudanças táticas promovidas pelo técnico Abel Ferreira, que escalou o time em um 3-5-2. O meia Allan entrou na vaga de Khellven na direita, fazendo sua melhor partida com a camisa alviverde e se tornando um dos grandes destaques da noite.
O Palmeiras começou pressionando, e o primeiro gol saiu aos 19 minutos: Allan cruzou na medida para Ramón Sosa desviar de cabeça. O segundo gol, que trouxe o time de volta ao jogo, foi marcado por Bruno Fuchs no último lance do primeiro tempo, aos 45+6 minutos.
Gol de Bruno Fuchs contra LDU – Foto: Nelson ALMEIDA/ AFP
Raphael Veiga, o heroi da classificação
O ritmo de tentativas do Verdão era alto, somando 14 finalizações contra apenas três da LDU na primeira etapa. A reviravolta decisiva veio aos 18 minutos do segundo tempo, com a entrada de Raphael Veiga no lugar de Maurício.
Apenas quatro minutos depois, o meia fez o que se esperava: deu um lindo lançamento para Vitor Roque e recebeu de volta para finalizar o 3 a 0, que levava a definição da vaga para os pênaltis.
Mas cabia mais. Allan desenhou uma pintura na grande área, driblando três rivais até ser derrubado e ganhar um pênalti para o Palmeiras. Raphael Veiga caminhou à marca da cal e cobrou no meio do gol para fechar a goleada em 4 a 0.
Raphael Veiga gol 4×0 contra LDU – Foto: Marcos Ribolli
Elogios da presidente pós-partida
A noite de emoções se estendeu ao pós-jogo, com o treinador Abel Ferreira se ajoelhando no gramado e se emocionando com a virada. Na sala de entrevistas, o treinador recebeu elogios da presidente do clube, Leila Pereira, que invadiu o local para cumprimentá-lo.
“Ele falou: Leila hoje será uma noite histórica, mágica. É o maior técnico da história do Palmeiras”, disse a dirigente, acrescentando:
“Abel, a gratidão que eu tenho por tudo que você proporciona aos nossos jogadores, torcedores, Isso não tem preço. Você tinha razão, foi uma noite mágica”.
Leila Pereira abraça Abel Ferreira após classificação – Foto: Camila Alves