Para os torcedores do Palmeiras, em Guarulhos, a classificação, nos pênaltis, nas quartas de final da Taça Libertadores da América de 1999 sobre o Corinthians, supera até mesmo o título conquistado da competição, considerado o mais expressivo ao longo de seus 100 anos de existência. Eles elegeram o triunfo na competição internacional como o maior marco da história do clube em sua trajetória centenária.
“O momento inesquecível sem dúvida alguma foi a conquista da Libertadores de 99, principalmente, pela classificação sobre o Corinthians. E influenciado pelo meu pai, que também é palmeirense, o maior jogador que tive a oportunidade de ver jogar foi o Ademir da Guia”, destacou o vereador e candidato a deputado estadual, Geraldo Celestino (PSDB).
Diferente de Celestino, o advogado Milton Silva, 53 anos, apontou o goleiro Marcos, pelos feitos na Libertadores de 1999, e o zagueiro Luís Pereira, pela técnica e estilo apurado de jogar, como os maiores nomes da história palestrina, mas concorda que o maior momento do clube foi a classificação no campeonato sul-americano diante do maior rival.
“O Marcos, em primeiro lugar, e depois o Luís Pereira foram os maiores jogadores que vi jogar com a camisa do Palmeiras. Destaco também o trabalho que está sendo realizado para os festejos do centenário, além da histórica conquista da Libertadores e o sabor todo especial por eliminar o Corinthians”, declarou Silva.
Já Marcos Potenza, 46, presidente do Grêmio Recreativo SAAE de Guarulhos, incluiu na lista o meia Jorge Mendonça, além de concordar com os demais torcedores sobre o maior momento da história do Palmeiras.
“Minha família é de origem italiana e sou palmeirense doente. É algo inexplicável. No meu entendimento os maiores jogadores são o Marcos, Ademir da Guia, Luís Pereira e Jorge Mendonça, mas sem dúvida por eliminar o Corinthians, a Libertadores é a principal conquista de toda história”, encerrou.