O tradicional desfile de 7 de Setembro, que ocorre todos anos na avenida Paulo Faccini, em Guarulhos, deixou de ser realizado neste ano de 2020. Esta foi mais uma consequência da pandemia de coronavírus, que começou em março e mudou completamente o comportamento da população e impedindo a realização de eventos. A data comemorativa pela Independência do Brasil fica restrita apenas a hasteamento da bandeira nacional em repartições públicas e quartéis militares.
Escolas, clubes de serviço, grupos organizados que costumavam mostrar suas ações em pouco mais de 800 metros da avenida Paulo Faccini, em frente ao Bosque Maia, passando em frente ao palanque das autoridades, não puderam ir às ruas. Neste ano, fica apenas a lembrança deste dia cívico.
Em anos de eleições municipais, como este, o desfile de 7 de Setembro, que ocorria menos de um mês do dia de votação, geralmente no início de outubro, servia também para que os principais candidatos levassem para a avenida milhares de apoiadores, numa festa de cores e bandeiras. Com o adiamento do pleito para 15 de novembro, também o processo eleitoral foi atrasado, já que as principais candidaturas ainda estão sendo definidas.