Cidades

Pane no sistema da Ciretran prejudica atendimento no município

Mais de mil documentos deixaram de ser emitidos

Desde a última quinta-feira, as auto-escolas e os Cursos de Formação para Condutores (CFCs) estão impossibilitados de atender ao público por uma pane no sistema do Ciretran – órgão do Departamento de Trânsito (Detran) no município. Um raio teria atingido a sede do órgão, na região central, durante forte chuva, interrompido a conexão da rede de computadores e prejudicado a performance de internet.

De acordo com Edvan Francisco Borges do Nascimento, proprietário da Auto-Escola Segura, a pane impede qualquer tipo de andamento no processo de habilitação. "Os alunos não conseguem cadastrar suas digitais, realizar o pré-cadastro para início do curso de habilitação, tampouco fazer as provas teóricas", explicou Nascimento.

A recepcionista da Auto-Escola Gopoúva, Cintia Oliveira, já começa a contabilizar os prejuízos financeiros em decorrência dos problemas no sistema. De acordo com ela, não é possível matricular os alunos porque a auto-escola depende do sistema do Ciretran. "As pessoas que procuram a auto-escola têm pressa de iniciar o processo de habilitação e quem já pagou quer ter logo sua carteira em mãos", disse Cintia. De acordo com ela, ontem 13 alunos da escola foram impedidos de fazer a prova teórica.

Auto-escolas e CFC estão impedidos de prestar serviços

De acordo com a diretora de ensino do CFC Andorinha, Maria Aparecida Celeste, um dos principais problemas na unidade é a emissão de certidão de prontuário para fins trabalhistas. "Esse documento depende exclusivamente do Ciretran. Além de, volta e meia, termos problemas com o E-CNH (sistema de controle de presença dos alunos), agora estamos com falta de sistema", disse a diretora.

"A vontade de trabalhar é tanta que eles não atendem o telefone nem para dar uma satisfação. Pessoalmente só dizem que estão sem sistema por tempo indeterminado. Como explicamos isto para os nossos alunos?", questionou Nascimento.

Segundo o presidente da Associação das Auto-Escolas e CFCs de Guarulhos, Emerson Cavadas, com a informatização dos serviços pelo Detran não há como tentar agilizar os processo de forma manual. "Nesse momento os proprietários e funcionários das auto-escolas precisam ter calma e explicar a situação para os alunos", afirmou.

Documentos – O delegado da Ciretran, Mário Gobbi Filho, confirmou que um raio atingiu a sede na tarde da última quinta-feira e que desde então o sistema do local está inoperante. "Quero deixar claro à população que a Telefônica e a Prodesp (Processamento de Dados do Estado de São Paulo) já foram solicitadas por meio de documentos para a resolução do problema e que os transtornos não são de responsabilidade da Ciretran", disse. O órgão estima que mais de mil documentos deixaram de ser emitidos nos três dias sem sistema.

De acordo com a Prodesp, no fim da tarde de ontem a Telefônica já havia concluído a manutenção na conexão local, mas identificou problemas nos equipamentos, os quais serão vistos por uma equipe da Prodesp ainda hoje. (Colaborou Deisy de Assis)

Posso ajudar?