O Paquistão retirou nesta quarta-feira seis diplomatas da sua embaixada em Nova Délhi, disseram autoridades. A mudança acontece em meio à crescente tensão entre os dois países sobre a disputa pela região da Caxemira.
A disputa diplomática cresceu a partir do aumento da violência na Caxemira, uma região montanhosa reivindicada por ambos os países. Duas das três guerras entre a Índia e o Paquistão desde 1947 foram travadas por causa dessa disputa.
Em Nova Délhi, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores indiano Vikas Swarup confirmou que seis diplomatas paquistaneses voaram de volta à Islamabad depois de serem retirados pelo governo do Paquistão.
Duas autoridades paquistaneses disseram ainda que descobriram uma suposta rede de agência de espionagem indiana trabalhando na embaixada no país. Eles disseram que as autoridades paquistanesas buscaram a aprovação do primeiro ministros Nawaz Sharif para expulsar um número de diplomatas indianos.
Na semana passada, a India expulsou o diplomata paquistanês Mahmood Akhtar da embaixada em Nova Délhi, depois de detê-lo por acusação de espionagem. Como reação, Islamabad expulsou Um diplomata indiano.