Internacional

Paquistão tem recorde de casos de poliomielite em 2014

O Paquistão detectou um número recorde de casos de poliomielite este ano, disse o executivo do Instituto Nacional de Saúde do país, Mohammad Safdar. Militantes têm atacado equipes de vacinação e acusado médicos de serem espiões.

Com a confirmação do vírus da pólio entre mais oito crianças das cidades de Quetta e Karachi, o Paquistão registra o maior número de casos da doença na história recente do país. Segundo Safdar, médicos descobriram 202 casos entre janeiro a 3 de outubro. O último recorde das últimas décadas era de 199 casos em 2001.

“Estamos tristes em anunciar que o número de casos de pólio atingiu um recorde histórico no Paquistão”, afirmou. O Paquistão, junto com Afeganistão e Nigéria, são os únicos três países no mundo onde a pólio ainda é endêmica. O vírus altamente contagioso é transmitido em condições insalubres, mas pode ser evitado com vacina.

No entanto, os esforços para erradicar a doença são dificultados pelo Taleban, que ataca as equipes de vacinação contra pólio em todo o Paquistão. Militantes aumentaram os ataques contra trabalhadores de saúde depois que foi revelado que o médico paquistanês Shakil Afridi oferecia um programa de vacinação contra hepatite em Abbottabad como parte de um esforço apoiado pela CIA para obter amostras de DNA de crianças que viviam em um complexo local, onde estava Osama bin Laden. O líder da Al Qaeda foi morto posteriormente durante uma incursão de Navy Seals dos EUA.

Cerca de 60 trabalhadores de prevenção da pólio ou policiais que escoltavam equipes de saúde foram mortos no Paquistão desde 2012, disse Safdar. “Novos casos de pólio estão aparecendo por causa daquelas crianças que não puderam ser imunizadas contra a doença em regiões tribais”, salientou. “Estávamos esperando este aumento alarmante em casos de pólio.” Ele informou ainda que o Paquistão lançou esta semana mais uma campanha antipólio em todo o país, na tentativa de vacinar todas as 34 milhões de crianças paquistanesas. Fonte: Associated Press.

Posso ajudar?