Política

Para ex-militante do PT, partido perdeu dentidade quando chegou ao poder

João Rubira enumera vários petistas que não aguentaram o rumo que o partido estava tomando e tiveram que procurar novos rumos em outros como PSOL, PSTU e etc

João Rubira confessa que não é fácil para ele perceber que o PT hoje faz tudo ao contrário do que pregou até chegar ao poder. "Antes do Lula chegar à Presidência, era sim um partido que defendia os mais pobres, tinha aquela coisa romântica de igualdade e justiça. Mas o poder acabou com o partido. Tanto é assim que os petistas de verdade deixaram o PT. Veja quem está hoje em partidos com PSTU, PSOL, PCO… Por mais radical que possa ser, o Plínio de Arruda Sampaio era um petista de verdade. A Marina Silva, hoje no PV, teve que sair. O Ivan Valente não suportou o esquema do mensalão e assim por diante…", enumera.

"É lamentável ver o Lula abraçando o Collor (ex-presidente Fernando Collor de Mello), o mesmo que lhe passou uma rasteira na campanha de 1989, expondo para todo o Brasil um problema familiar do então candidato petista. (Foi Collor durante um debate na Rede Globo que revelou ao Brasil que Lula tinha uma filha fora do casamento). Como podemos admitir o Lula defendendo o Sarney (ex-presidente José Sarney), um homem que o PT batia sem dó?", questiona. Rubira aponta que o PT, ao se tornar situação, transformou-se em algo muito pior do que aqueles partidos que sempre combateu.

Rubira explica que o PT aposta em mentiras e grandes esquemas de publicidade para a perpetuação no poder, situações que podem ser observadas tanto no governo federal como no município. "Construíram a imagem da Dilma (Roussef, candidata à Presidência) como a mãe do PAC. E onde estão as obras do PAC? Não concluíram nem 10%. Mas propagam que o PAC resolveu os problemas do país. É tanta propaganda que o povo acaba engolindo", diz. Em Guarulhos, a situação se repete. "Olha o absurdo que é essa OPA (Operação Asfalto). São outdoors, placas em tudo quanto é poste, páginas inteiras de jornais. Tudo para dizer que estão tapando buracos. Isso é um absurdo. Está lá na propaganda. São 60 ruas recapeadas e 140 que passam por operação tapa-buracos. Gastam mais em propagando no que no serviço propriamente dito. Deveria ser oba. Oba-oba…", ironiza. "Ou seja, o PT faz tudo aquilo que a gente sempre batia".

Posso ajudar?