Com o aumento do uso de tecnologias e de redes sociais, disseminar o hábito de ler livros pode ser uma tarefa difícil. No que depender da Universidade Guarulhos (UnG), contudo, a prática continuará a ser incentivada. É que a Instituição lançará nesta quinta-feira, 7, a ação “Leitura Compartilhada”, iniciativa inspirada no projeto “Esqueça um livro”, que convida leitores a deixarem obras em locais públicos para que outras pessoas as encontrem, leiam e voltem a abandoná-las. Uma espécie de cadeia a favor do acesso à leitura. No caso da UnG, as obras serão espalhadas, neste primeiro momento, em diferentes pontos no Campus Guarulhos-Centro, Unidade Guarulhos-Dutra e no Internacional Shopping Guarulhos; em seguida, nos campi da Universidade em Itaquá, São Paulo e Bonsucesso, além de outros pontos das cidades.
Mais de 200 obras de literatura e ficção, arrecadadas pela “Campanha Biblioteca Solidária” durante as atividades de recepção aos calouros 2015, estarão disponíveis na ação. “A leitura tem o poder de desenvolver o imaginário, promover a cultura e melhorar a capacidade de comunicação, fatores essenciais para um bom desenvolvimento acadêmico e pessoal. É por isso que queremos ultrapassar os muros da Universidade e oportunizar que o acesso à educação chegue ao maior número de pessoas”, explica Lis Lakeis, coordenadora de Extensão da UnG.
A docente também ressalta que a ação será contínua: o aluno/leitor que desejar ser parceiro da ação poderá “esquecer” seus livros e ajudar a multiplicar a ideia. Basta baixar o arquivo de marcador (abaixo), colocá-lo dentro do livro e deixá-lo em local de sua preferência. Ao fazer isso, realize um registro fotográfico e compartilhe nas redes sociais com a hashtag #LeituraCompartilhadaUnG. “Queremos que os livros cheguem até pessoas que não teriam condições de comprá-los”, diz Lis.
O Internacional Shopping Guarulhos é um dos parceiros do projeto “Leitura Compartilhada UnG”.