Início » Para Popó, Robson Conceição venceu 11 dos 12 rounds diante de Oscar Valdez
Estadão

Para Popó, Robson Conceição venceu 11 dos 12 rounds diante de Oscar Valdez

Robson Conceição venceu 11 dos 12 rounds diante de Oscar Valdez, sexta-feira, em Tucson, no Arizona. Esta afirmação é de Acelino Popó Freitas, ex-campeão mundial dos superpenas e dos leves.

"Robson venceu tudo. A luta, o favoritismo do mexicano, as apostas e a torcida de Canelo", disse em entrevista a este blog. Ele só empatou o nono round porque o juiz deu a ele uma punição e retirou um ponto."

Em decisão polêmica, Robson Conceição perdeu a disputa do título mundial dos superpenas, versão Conselho Mundial de Boxe (CMB) para Oscar Valdez, por pontos, após 12 assaltos. Apesar de boa parte da imprensa internacional apontar o brasileiro como o vencedor do duelo, os três jurados foram unânimes em apontar o campeão como o vencedor: 117 a 110 e 115 a 112 (duas vezes). Com isso, Robson Conceição perdeu a invencibilidade na carreira profissional, que soma 16 vitórias (oito nocautes) e uma derrota. Valdez se mantém invicto, agora com 30 vitórias, sendo 23 por nocaute.

Segundo Popó, Robson teria nocauteado Valdez, se fosse um pegador. "Ele bateu de todo jeito e quase não recebeu golpes. Lutou muito. Com belas combinações de golpes. Com relação a andar para trás, eu também andei diante de Casamayor (Joel, cubano), em 2002, e venci a luta."

Popó acredita que Robson merece uma revanche, mas considera difícil que isso possa acontecer por causa dos bastidores da luta. "Valdez é o queridinho da Top Rank (empresa) e de Bob Arum. Eles querem que o mexicano faça a unificação dos títulos desta categoria Além disso, treina junto com Saul Canelo Alvarez, que é o principal nome do boxe na atualidade."

A exemplo de outros ex-boxeadores, Popó, que completa 46 anos no dia 21, prepara seu retorno aos ringues. Segundo ele, deverá ser em novembro, em Miami, nos Estados Unidos, diante do youtuber Whindersson Nunes.