Algumas pessoas – só de ouvir falar em trabalho – já se sentem cansadas. Como cita o professor Mário Sérgio Cortella, filósofo, mestre e doutor em Educação, “se você tem um emprego, você tem uma fonte de renda, mas se tem um trabalho tem uma fonte de vida”.
Mas a palavra trabalho está intimamente ligada à sua vontade de viver, afinal todas as ações em nossas vidas geram trabalho, por exemplo: gerar emprego dá trabalho, buscar emprego dá trabalho, ser pai, mãe, filho, dá trabalho. Ter um relacionamento dá trabalho, viver em sociedade dá trabalho…. Ou seja para obter sucesso pessoal, sentimental, social, temos de trabalhar e muito.E isto é ótimo, é uma bela oportunidade de crescimento e aprendizado para todos nós. Porém,isto irá depender da motivação que você tem para trabalhar e encarar as situações de sua vida.
Um exemplo bem prático e claro disto é que quando motivado a praticar uma atividade física você volta do trabalho ou acorda cedo, pega o seu carro, atravessa a cidade, mesmo com chuva e vai realizar seus exercícios vencendo todos estes obstáculos. O objetivo foi conquistado. Mas quando você desmotivado pode ter uma academia na sala de sua casa que irá servir apenas para acumular poeira ou servir de cabide.
Ter trabalho é ter motivos. Motivação significa motivo mais ação, ou seja, uma oportunidade de manifestar as nossas potencialidades e, de alguma forma, obter recompensas na vida, por isso quem tem muito trabalho percebe o quanto é compensador viver.
Um exercício rápido: imagine como seria a sua vida sem trabalho. Você pode ter o trabalho de imaginar? Um bom trabalho a todos.
Julio Ganiko
Acupunturista, Palestrante e Consultor em terapias e artes orientais, diretor do Spa Urbano Julio Ganiko.