A Câmara Municipal está alterando seu Regimento Interno, desobrigando a presença de vereadores nas audiências públicas do orçamento. Segundo especialistas, essa seria a melhor hora para os parlamentares proporem a inclusão de emendas particulares, nos mesmos moldes que hoje acontece na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. A ação traria maior interesse na participação.
Explicação
Ultimamente os vereadores não têm conseguido emplacar emendas de sua autoria, pois na hora da votação projetos substitutivos são apresentados e suas sugestões caem por terra. Com a criação das emendas particulares, cada vereador teria a oportunidade de indicar ao prefeito onde seriam realizadas as melhorias, até o limite de determinado valor financeiro. Só nos municípios o Executivo decide sozinho para onde vai o dinheiro arrecadado com impostos.
Novidade
A TV Câmara de Guarulhos estréia na próxima segunda-feira, dia 18, sua nova grade de programação. Está prevista a transmissão de pelo menos um programa inédito por dia. Às segundas-feiras vai ao ar o telejornal local, com a participação da população. Às quartas-feiras assistiremos a diversas entrevistas com os vereadores eleitos para esta legislatura e às sextas-feiras teremos programas de debates com a presença de parlamentares e personalidades.
Anotem na agenda
As sessões ordinárias continuam sendo transmitidas pela TV Câmara ao vivo, às terças e quintas-feiras. Toda programação da nova grade se inicia às 13h30 com término às 18h. Os programas inéditos começam sempre às 13h45 e terão duração mínima de 30 minutos. Interessados em assistir aos programas devem acessar o site oficial da Câmara (www.camaraguarulhos.sp.gov.br) ou se ligarem nos canais 98 (analógico) e 7 (digital) da TV à cabo NET.
Valeu a pena?
Apesar de Alan Neto (DEM) ter declarado apoio a Almeida no segundo turno das eleições, ao que tudo indica poucos cargos foram destinados aos Democratas. De qualquer maneira o presidente estadual da sigla, Jorge Tadeu, não perdeu tempo, deu um jeitinho e conseguiu emplacar o nome do filho como assessor na Prefeitura. Outros aliados também reclamam do espaço cedido, já que nos bastidores escutamos que quatro cargos foram a cota.
Bolso cheio
Mesmo sem a reinauguração da rodoviária do Cecap, que permanece fechada há quase um ano, após vendaval que danificou sua estrutura, a empresa Teto Construções receberá da Prefeitura nos próximos dias a quantia de pouco mais de R$ 1 milhão, segundo o Diário Oficial. Usuários e moradores da região estão revoltados com a demora na liberação do espaço, mas estão com as mãos atadas.