Economia

Para Santander Brasil o 1º trimestre de 2015 foi o melhor em 3 anos

Mesmo com um retorno pouco favorável, o Santander Brasil apresentou no primeiro trimestre de 2015 o melhor resultado em três anos, de acordo com Jesús Zabalza, presidente do banco. O banco, que abriu nesta terça-feira, 28, a temporada de balanços dos grandes bancos, teve lucro líquido gerencial, que não exclui o ágio da compra do banco Real, de R$ 1,633 bilhão no primeiro trimestre, montante 14,4% superior ao registrado em igual intervalo do ano passado, de R$ 1,427 bilhão. Ante o quarto trimestre, foi 7,3% maior.

Ao entregar tal resultado, o Santander Brasil retomou o posto de líder de geração de resultados globais do banco espanhol. A filial respondeu por 21% do lucro global do banco espanhol que somou 1,72 bilhão de euros de janeiro a março, alta de 32,3% em relação a igual período do ano anterior, de 1,3 bilhão de euros. Atrás do Brasil, vieram o Reino Unido com participação de 20%, Espanha com 15%, Estados Unidos com 10% e México com 7%.

“Tivemos a maior participação de resultados dentro de um grupo com grande diversificação geográfica. Estamos entregando todos os compromissos que assumimos quando iniciamos o planejamento estratégico de três anos”, afirmou Zabalza, em teleconferência com a imprensa, nesta tarde.

Segundo ele, o Santander melhorou a gestão do crédito; reduziu a inadimplência e as provisões; ganhou produtividade e eficiência; incrementou os investimentos e aprimorou a plataforma comercial. “Assim, começamos a ter um crescimento de qualidade e sustentável, com aumento das receitas e da rentabilidade”, acrescentou ele.

Posso ajudar?