O ato é simples, mas os resultados significativos. Uma parceria entre a Ong Ecoficina e a Usiminas no Projeto Soldados do Meio Ambiente (Soma) tem beneficiado jovens moradores do Cabuçu.
O projeto consiste na arrecadação de óleo de cozinha usado, para evitar o descarte indevido e a contaminação da água. Nas unidades da empresa, que atua no setor de siderurgia, foram instaladas gôndolas para o recolhimento. Os funcionários levam o óleo em garrafas que, periodicamente, é reunido em galões e vendido pela Ecoficina, que designa a renda para as atividades de educação ambiental desenvolvidas junto à comunidade do Cabuçu.
Na opinião da estudante Brenda Victor da Silva, 15 anos, que participa das oficinas, a parceria tem papel fundamental para conscientizar a sociedade. "As atividades desenvolvidas são excelentes para que os jovens compreendam a necessidade do cuidado com o planeta e levem isso a suas famílias". A participação de Brenda foi determinante também para sua escolha profissional. "Estou decidida a fazer uma graduação na área de Ciências Biológicas", conta.
Preservação – Ao longo de um ano de parceria, já foram arrecadados 980 litros de óleo e, deste total, 650 litros foram recolhidos só nas unidades do município. O descarte correto de cada litro de óleo preserva aproximadamente 60 mil litros de água. A estimativa é uma média, uma vez que o valor pode variar de dez mil a 100 mil litros de água, conforme a qualidade da água e o tipo de óleo.
Para Lais de Seixas, do setor de meio ambiente da Usiminas, a parceria é uma forma de contribuir com o município. "Participando do projeto, colaboramos com a comunidade de forma não assistencialista". O diretor executivo da Ong, Rodrigo Bórea, conta que em breve o projeto beneficiará também a comunidade do Jardim Fortaleza.
Ecoficina – Fundada em 2002, a Ecoficina tem como proposta desenvolver ações de preservação ambiental, com ênfase no trabalho com resíduos. A entidade promove oficinas para estimular o consumo consciente e o reaproveitamento de resíduos por meio da arte.
Um dos últimos grandes trabalhos realizados por meio das oficinas da Ong na cidade foi a árvore de natal instalada no Paço Municipal. O ornamento foi criado por uma equipe de 25 adolescentes, dentre eles os da comunidade do Cabuçu.
Depoimentos
"Nossa meta é envolver sociedade civil, privada e poder público nas questões ambientais".
Rodrigo Bórea, diretor executivo da Ecoficina.
"A prioridade é sensibilizar a população para promover a consciência ecológica, o que temos feito com jovens do Cabuçu".
Fábio Idalgo (Fabú), Educador ambiental da Ecoficina.