A partir desta semana 181 profissionais da Secretaria da Saúde de Guarulhos iniciam o curso de especialização em obesidade oferecido pelo Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A capacitação dá início a uma iniciativa importante na luta contra essa condição, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 25% dos brasileiros têm obesidade, o que representa mais de 52 milhões de pessoas.
Ao capacitar os profissionais da rede municipal, a expectativa é que seja possível identificar e tratar a doença de forma mais eficiente, enfrentando seus efeitos negativos na saúde pública e melhorando a qualidade de vida da população de Guarulhos.
O conteúdo programático abordará 12 temas, como a caracterização da obesidade e os motivos de seu crescimento, fisiologia e patologia do tecido adiposo, alterações de hormônios envolvidos na obesidade, comorbidades associadas à obesidade, novas vias de tratamento, tipos de dietas e novidades na área, aspectos psicológicos do comportamento alimentar, manejo do paciente obeso na atenção primária à saúde e exercícios físicos.
O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades, que iniciou as atividades em 2013, coordena esforços científicos em busca de soluções para a obesidade, uma doença altamente associada com uma série de problemas de saúde, como o diabetes tipo 2, a hipertensão, a aterosclerose e alguns tipos de câncer.
Foto: Divulgação/PMG