A Companhia de Gás de São Paulo – Comgás divulgou os resultados obtidos com o Plano de Prevenção a Danos (PPD), do qual o Saae é parceiro desde agosto de 2014, quando o termo de acordo e cooperação entre as duas empresas foi assinado. As ações acontecem desde 2013.
Os resultados têm sido expressivos no período de 2013 a 2016: os danos da Comgás causados ao Saae foram reduzidos quase quatro vezes (38, 11, 23 9 incidências respectivamente em 20013, 14, 15 e 16), o que diminuiu os danos causados às redes de água e ramais de água da autarquia.
Já os danos causados pelo Saae às instalações (ramal externo e rede) da Comgás foram reduzidos em cerca de 300%, com 12 registros no início do programa em 2013; caindo em 2014 para 10 registros; 6, em 2015, chegando a 4 incidentes em 2016.
A Comgás relata as ações de melhoria desenvolvidas para efetivar o projeto, entre as quais: assinatura de acordo de cooperação em 2014; disponibilização de técnicos da Comgás nas bases do Saae desde 2015; reuniões periódicas de alinhamento Saae/Comgás por meio do Grupo de Prevenção ao Dano (GPD); Intensificação dos treinamentos de PPD; consulta cadastros do Saae quando necessário.
Além das ações da Comgás o Saae participa ativamente do programa e tem metas próprias, como chegar ao dano zero. O destaque da autarquia para esta parceria é a disponibilização de dois profissionais da Comgás tempo integral acompanhando o que for necessário; a agilidade para executar as manutenções e a redução dos riscos e custos do processo de manutenção. Estes resultados só foram possíveis com muito treinamento, sempre que qualquer situação acontece todos os servidores são treinados, sem exceção, não apenas o setor envolvido na ocorrência.
Parceria de alguns anos
As ações acontecem desde 2013, entre as atividades do PPD está a realização do treinamento Sempre Alerta, ministrado pela Comgás aos servidores do Saae, e já treinou ao todo 821 servidores, com cursos de prevenção aos danos e reciclagens periódicas.
O grupo de trabalho é formado por técnicos do Saae e da Comgás: Adriano Augusto Gabler e Rodrigo Herrero Savino (DMO/GEMOG); Luiz Roberto Garcia (DO/GODE); Roger Pereira Alves (DO/GODA); Lygia Felix Pereira e James da Silva Moura (DPP/GEPP); Graco Fernandes de Ázara Lira e Cristiano Simão (Comgás). Entre os trabalhos desenvolvidos estão o levantamento das dificuldades e a busca por soluções aos desafios de fazer as manutenções em segurança.
O trabalho foi iniciado com o objetivo de que todos os funcionários e colaboradores da autarquia e da Comgás estejam treinados e habilitados para identificar a localizar as redes e, consequentemente, evitar os acidentes nas instalações de água/esgoto como nas de gás, o que em alguns casos pode ser fatal.