Cidades

Parece, mas não é

O ex-prefeito Elói Pietá (PT), pré-candidato do partido ao Executivo, soltou fogo pelas ventas ontem quando viu o nome de sua mulher, a ex-deputada Janete, associado a grupo que foi detido pela Polícia Federal em avião da Latam, em Brasília, após se envolver em confusão com opositores a Dilma. Ele negou veementemente que a esposa fosse (apesar da aparência) a senhora da foto publicada em redes sociais.  Janete, porém, confirmou que estava em Brasília no mesmo dia e horário. “Isso foi com a delegação baiana. Eu vim representar Guarulhos”, afirmou.
 
 
 
Agora vai?
 
Tanto Elói como várias lideranças petistas estão tentando vender a ideia que o PT volta a ter chances reais de permanecer no comando da cidade por mais quatro anos com a candidatura dele. Garantem que a imagem – que eles julgam ter – de bom prefeito prevalece junto aos eleitores, principalmente da periferia. Ignoram, entretanto, a rejeição que o PT tem após duas gestões de Sebastião Almeida e aos escândalos de corrupção que atingem o partido e seus principais líderes.  
 
 
 
Entretanto
 
Outro agravante que deve ser muito usado pela oposição. Na campanha de 2000, Elói era oposição. Trazia a ideia do novo. Hoje, ele representa o que está aí. Nas outras disputas, o PT juntou à sua volta grande quantidade de partidos que se aliaram em torno do poder. Desta vez, quase todos – que ajudaram a governar nestes quase 16 anos – se bandearam para outras candidaturas, deixando o PT praticamente isolado. Até siglas muito próximas já anunciaram estar em barcos pintados de oposição.
 
 
 
Aves migratórias
 
Começa a circular no meio político a informação que a fonte de uma das mais abastadas candidaturas a prefeito de Guarulhos estaria prestes a secar. Bastou o fato ou boato chegar aos balcões de conhecidas padarias da região central para que alguns pássaros começassem a bater asas em busca de plantações mais vistosas. Neste sentido, quem tiver uma lavoura bem verdinha pode receber uma revoada de aves. Algumas, é verdade, são de rapina.  
 
 
 
Jantar do milão
 
Diferente do que costuma ocorrer em qualquer aparição do vereador Guti (PSB), quando dezenas de fotos são espalhadas em redes sociais, o jantar que angariou recursos para sua pré-campanha a prefeito ficou um tanto escondido. Poucas pessoas postaram imagens da participação no evento, cujo convite custou R$ 1 mil por cabeça. Aliás, alguns presentes fizeram questão – sabe-se lá porque – de negar que estiveram no hotel Slaviero, na noite da última terça-feira.
 

Posso ajudar?